Hoje a Wikipédia faz 12 anos! Você sabe como funciona a enciclopédia livre?

Por Luciana Zaramela | 15 de Janeiro de 2013 às 13h16

Há 12 anos, surgia na internet uma discreta e humilde forma de divulgar e contribuir com o conhecimento. Com o apoio da Wikimedia Foundation, nascia a Wikipedia, que hoje conta com mais de 24 milhões de artigos, escritos por colaboradores voluntários ao redor de todo o mundo. Praticamente todos os artigos podem ser editados por aqueles que desejarem contribuir, citar fontes e referências para enriquecer a informação.

Jimmy Wales e Larry Sanger foram os idealizadores do projeto, que veio a público no dia 15 de janeiro de 2001. O nome Wikipedia surgiu da fusão de uma referência à palavra havaiana wiki (que significa rápido, ligeiro) com o termo britânico encyclopedia.

Por ser uma enciclopédia de natureza aberta, muitos usuários e internautas questionam a qualidade de escrita dos artigos, a taxa de vandalismo virtual e a precisão das informações. Muitos artigos presentes no banco de dados da Wikipédia contêm informação sem verificação ou inconsistente; no entanto, quem leva a enciclopédia digital a sério e contribui com ela tem seus méritos: os artigos científicos que a revista Nature comparou em 2005 chegaram a ter praticamente o mesmo nível de precisão dos da Encyclopædia Brittanica.

O vandalismo virtual chegou a manchar a reputação da Wikipédia nas escolas e univerisades, mas não é necessário ser tao radical: há inúmeros artigos cujas fontes e referências conferem credibilidade e precisão das informações. E o internauta curioso sabe disso, e pode ajudar a tornar essas informações ainda mais fidedignas.

Como colaborar com a Wikipedia?

Se você possui conhecimento, dados ou informações interessantes acerca de algum assunto (e possui fontes confiáveis para citar no decorrer do artigo), basta acessar o botão "editar", na parte superior da tela de um artigo aberto na Wikipédia.

Na própria Wikipédia, há a seguinte citação, encorajando os usuários a contribuir com a enciclopédia e agregar conteúdo interessante aos assuntos:

Não tenha medo de editar artigos — todos podem editar e nós encorajamos você a ser audaz (mas, por favor, não vandalize!). Encontre algo que possa ser aperfeiçoado — seja em conteúdo, gramática ou formatação — e melhore-o.

Você não corre o risco de estragar a Wikipédia. Tudo o que fizer pode ser depois revertido e corrigido. Por isso, siga em frente, edite um artigo e ajude a fazer da Wikipédia em língua portuguesa a melhor fonte de informações da Internet!

É claro que a Wikipédia não virou bagunça devido a um algoritmo e uma equipe de editores antigos, que controlam o conteúdo do site. Mesmo assim, nem tudo pode ser conferido quanto a precisão e veracidade.

Dentro da Wikipédia não poderia faltar uma página com várias informações sobre edição de artigos, que leva o usuário a explorar e entender melhor o processo. A equipe aconselha o usuário a utilizar um ponto de vista imparcial e citar fontes confiáveis.

Wikipédia

Página de introdução à edição de arquivos da Wikipédia

Se você quiser contribuir com a escrita de um artigo, incluir uma informação curta ou corrigir o texto, deve se registrar no sistema e marcar sua edição como "edição menor".

Já as grandes edições são aquelas que alteram o sentido do texto ou trazem novas informações. Pode ser que apenas uma palavra mude todo o sentido, não é mesmo?

De acordo com a Wikipédia, "esta funcionalidade é importante porque os usuários podem fazer com que essas pequenas edições não apareçam na página de mudanças recentes, e com isso manter o número de edições baixo, num nível que possa ser controlado. O motivo para não permitir que um usuário que não fez o log-in no sistema possa marcar uma 'pequena edição' é porque vandalismos poderiam ser marcados como pequenas edições e ficar mais tempo despercebidos. Este limite é outro motivo para logar".

Perdendo colaboradores

A Wikipédia, infelizmente, tem passado por um período delicado. O número de pessoas que agregam conteúdo ao site está em constante declínio há seis anos. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Minnesota, os algoritmos que controlam a qualidade das informações, implementados em 2007, podem ser parcialmente responsáveis por essa queda.

À primeira vista, parece estar havendo um conflito entre a velha guarda e os novos usuários. O pessoal do Mashable entrou em contato com um respeitado editor da Wikipédia, William Beutler, que acha que é necessário haver maturidade na rede para que as contribuições voltem a crescer.

Segundo Beutler, "um ponto comum é que a Wikipédia saiu do zero e alcançou os 4 milhões de artigos em aproximadamente 10 anos, portanto, existem menos oportunidades de criar novos materiais. Alguns editores antigos deram o melhor de si, adicionaram todo seu conhecimento ao site. Vale dizer que o crescimento exponencial da Wikipédia não iria durar para sempre. É bem provável que a Wikipédia esteja encontrando estabilidade em sua base natural de editores".

Aaron Halfaker, um dos autores do estudo, discorda. Para ele, censurar novos editores com um algoritmo tão severo acaba fazendo com que a comunidade de colaboradores diminua. Além disso, quem deseja contribuir e não encontra trabalho a fazer acaba desistindo, o que ajuda a reduzir ainda mais o número de editores.

"Em 2004, o número de editores voluntários que escreviam para a Wikipédia começou a crescer exponencialmente. Como a Wikipédia foi ganhando fama, mais leitores vinham até o site para adquirir informações. A maioria desses leitores decidiu contribuir (...), o que levou a um crescimento massivo da comunidade, que mal conseguia gerenciar as contribuições para deixar de fora o vandalismo. No final de 2006, alguns editores começaram a programar softwares para auxiliar a controlar a enxurrada de novas contribuições. É este tipo de software que eu chamo de 'controle de qualidade algorítmico'. Essas ferramentas mantinham o vandalismo e contribuições prejudiciais fora da Wikipedia", disse Halfaker ao Canaltech.

O gráfico abaixo, criado pela Statista.com, exibe a queda da produtividade e do número de editores da Wikipédia. Mesmo assim, ainda existem 75 mil colaboradores ativos espalhados pelo mundo, de acordo com o gráfico:

Gráfico Wiki

"Wikipédia está perdendo editores": o gráfico mostra que a quantidade de colaboradores do site está em declínio desde 2007. No entanto, mais de 75 mil pessoas ainda escrevem para a enciclopédia livre. As colunas representam a média anual de escritores e colaboradores.

E você, ja contribuiu com algum dado ou artigo na Wikipédia? Utiliza a ferramenta para fazer pesquisas e encontrar informações relevantes? Tem vontade de ajudá-la a crescer ainda mais? Conte para nós o que você acha dessa ferramenta que já faz parte da vida dos internautas!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.