Fraudes no e-commerce: saiba como evitá-las

Por Colaborador externo | 28 de Junho de 2013 às 09h35

Por E-Commerce Brasil*

Com o rápido e expressivo crescimento do e-commerce no Brasil, as lojas ficam cada vez mais expostas para ações fraudulentas. Dessa forma, passa a ser necessário que os varejistas invistam em meios para combater o roubo de dados dos consumidores e compras irregulares.

Segundo pesquisa da FControl, empresa do Buscapé Company, entre janeiro e outubro de 2012 houve um aumento de 3,2% nas tentativas de fraude no comércio eletrônico brasileiro, o que resultou na perda de 0,4% do faturamento do segmento.

Confira algumas dicas para lojistas terem um ambiente mais seguro, manterem os clientes e não perderem vendas.

Certificação digital – por meio de um canal de criptografia, esse tipo de certificado garante a autenticidade do site e total privacidade e integridade dos dados do visitante. As informações do consumidor são transformadas em códigos, dessa forma os fraudadores não conseguem capturar os dados do comprador.

A identificação de uma loja virtual que possui certificação digital é feita por meio do HTTPS://, o cadeado no rodapé da página aparece e algumas vezes é possível identificar também pela barra de endereços que aparece com cores diferentes, como o verde, que indica que está tudo ok.

Solução Antifraude – Existem diversas ferramentas no mercado com tecnologia especializada para analisar o risco das transações realizadas no comércio eletrônico. Por meio da conferência de dados como endereço IP, região de entrega, valor da compra, tipos de produtos, domínio de e-mail, entre outros, é possível identificar as possibilidades de fraude.

Quando a ferramenta barra uma venda, dá para fazer uma conferência manual para checar a veracidade da ação, como ligar para o consumidor e checar se ele fez aquela compra.

Meios de pagamento – A opção de terceirizar, utilizando intermediadores nas transações do comércio eletrônico ajuda no combate à fraude dos compradores. Os gateways facilitam a transferência de informações entre a Loja Virtual e a operadora de cartão de crédito, e os maiores deles já agregam ferramentas de gestão de risco.

*O Projeto E-Commerce Brasil é oferecido por iMasters, IBOPE e-commerce e Developer Buscapé Company, e tem como missão levar excelência ao comércio eletrônico nacional.

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