Canais do YouTube: aprenda a tirar o máximo proveito do serviço

Por Redação

Que o YouTube é o maior portal de vídeos da internet, todo mundo já sabe. O que talvez você não saiba é que, com apenas alguns cliques e sem gastar nem um centavo, você pode ter a seu dispor uma verdadeira máquina de conteúdo – e o melhor: que oferece só aquilo que você quer ver.

Basta uma busca mais apurada e um pouco de paciência para rolar a tela à procura dos milhares, talvez milhões de vídeos interessantes para você assistir quando quiser. A chave do uso do YouTube está na assinatura de canais. Tem canal para todos os gostos e em quantidades absurdas no site. Basta procurar e criar uma lista de canais inscritos para ter o melhor conteúdo sempre à disposição.

Inscrição em canais do YouTube

A grande sacada de se inscrever em diversos canais no portal de vídeos é ter um local organizado para acessar os vídeos de um youtuber, site ou artista que você já conhece, ainda não assistiu ou que acabou de entrar no ar. Fica muito conveniente transformar o site em uma espécie de televisão personalizada, na qual basta você chegar em casa, escolher um tema e começar a se inteirar sobre o assunto.

E o melhor disso tudo é que o próprio site começa a sugerir novas opções baseadas naquilo que você gosta. Se você curte tecnologia, por exemplo, pode assinar seus canais favoritos e ficar por dentro de todos os lançamentos e novidades do ramo sem intervalos, cortes ou interrupções – claro, dependendo da largura de sua banda, alguns tropeços podem ocorrer durante o carregamento de vídeos. Mas a gente já publicou alguns artigos explicando como evitar esses perrengues e dar uma turbinada na velocidade de sua conexão.

Saiba mais:

Assinando canais via smartphone

Se você tem um dispositivo Android ou iOS, baixe e instale o aplicativo do YouTube (Google Play, iTunes Store). A maneira mais fácil de ficar por dentro de todos os vídeos lançados por um canal é clicando no botão "Inscrever-se", que fica bem no topo da lista de vídeos de cada canal que você resolver buscar durante sua pesquisa. Você pode fazer buscas por canais específicos ou clicar no nome do canal abaixo de cada vídeo reproduzido no YouTube. A vantagem de visitar um canal antes de decidir se vai se inscrever é poder ver todo o conteúdo postado. Assim, você terá certeza se deseja receber cada novo vídeo colocado no ar ou não.

YouTube app

Inscrevendo-se em um canal do YouTube pelo Android

Você também pode se inscrever em um canal enquanto assiste a um vídeo no YouTube. Basta segurar o celular na posição vertical e tocar no botão vermelho para se inscrever. Se você estiver usando um tablet, o botão deve aparecer tanto com a tela na vertical (retrato) quanto na horizontal (paisagem) – não é necessário colocar o vídeo para ser reproduzido em tela cheia.

YouTube app

Inscrevendo-se em um canal do YouTube pelo iOS

Quando você já estiver inscrito em um canal, o botão vermelho ficará cinza.

Pela web

Se pelo celular ou tablet já é fácil se inscrever em canais do YouTube, pela web é ainda mais tranquilo. A primeira coisa que você deve fazer é acessar o YouTube com suas credenciais do Google. Se você não tiver uma conta do Google, crie uma para ganhar login e senha no site.

YouTube web

Na versão web, basta buscar pelo canal (Canaltechbr) e clicar no botão vermelho "Inscrever-se", logo abaixo da imagem de apresentação na página principal do canal no YouTube.

Assim como ocorre para celular, você pode fazer uma busca específica por um canal no site ou se inscrever enquanto estiver assistindo a um vídeo. O passo a passo é o mesmo para todas as plataformas.

YouTube web

Se você estiver assistindo a um vídeo e quiser se inscrever no canal responsável (para receber todas as atualizações assim que cada novo vídeo for postado), basta clicar no botão vermelho "Inscrever-se" logo abaixo do título do vídeo.

Seus canais ficarão todos organizados em sua página do YouTube. Assim que você entrar com suas credenciais no site, verá uma seção dedicada a todos os canais que você já assinou. Também é possível gerenciar suas inscrições ao clicar em "Minhas inscrições", no topo da página principal de seu usuário no YouTube ou no menu de opções à esquerda da página.

YouTube web

Gerencie seus canais pelo menu "Minhas Inscrições", disponível tanto no topo da tela quanto no menu à esquerda.

Para se inscrever no Canaltech, por exemplo, basta seguir os passos abaixo:

  • Faça uma busca por canaltechbr no YouTube para ver o canal e todos os vídeos já postados;
  • Se preferir, acesse um vídeo do Canaltech e, enquanto estiver assistindo, clique em "Inscrever-se";
  • Pronto! A partir de agora, o Canaltech fará parte de sua lista de canais assinados. Sempre que um novo conteúdo for postado, ele irá aparecer para você.

Dessa forma, você cria uma lista de canais só com conteúdo interessante para você. Não importa seu perfil: do mais popular ao mais estranho, o YouTube certamente vai contar com uma ampla variedade de vídeos e programas para agradar a todos.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.