7 tipos de vídeos populares no YouTube

Por Joyce Macedo

Basta uma navegação rápida pelo YouTube para perceber que a plataforma abriga uma infinidade de diferentes tipos de vídeo: programas de notícias, conteúdo educacional, clipes de músicas, comédia, política e assim por diante.

Com tanta variedade, fica difícil saber o que as pessoas realmente gostam de ver no serviço de streaming. No entanto, existe um número restrito de tipos de vídeos que são praticamente uma unanimidade entre a audiência do YouTube.

Portanto, se você pretende se aventurar no mundo dos youtubers, mas não sabe por onde começar o seu canal, talvez essa lista com os sete tipos de vídeo mais populares possa te ajudar a pensar melhor:

1. Unboxing

É impressionante como as pessoas realmente gostam de ver as outras abrindo caixas. Este gênero de vídeo é muito popular e relativamente fácil de fazer. Tudo o que você precisa é de uma caixa fechada com algum produto interessante dentro (smartphone, tablet, maquiagem, brinquedo, ou qualquer coisa que você preferir) e uma câmera bem posicionada para capturar todo o processo de desembalar e averiguar pela primeira vez o dito cujo.

Se você optar por fazer comentários ao longo do vídeo, produza algo que as pessoas se interessem e queiram saber mais a respeito do conteúdo. No entanto, você também pode optar por mostrar apenas as imagens do unboxing enquanto rola uma trilha sonora – lembrando que este formato costuma ser mais curto, uma vez que a interação com o espectador é menor.

2. Review

Essa é uma espécie de evolução do vídeo de unboxing, uma vez que exige muito mais conhecimento sobre o produto a ser analisado. Também é preciso criar um roteiro antes de sair gravando o vídeo, uma vez que as informações podem ficar desencontradas e sem sentido se você apenas ligar a câmera e começar a falar.

Enquanto o unboxing fala sobre as primeiras impressões de um produto, o review trata de uma análise mais profunda sobre o seu funcionamento e sua experiência de uso. Para começar a fazer os seus próprios reviews, você precisa ter uma câmera, certo domínio de edição de imagem e muito conhecimento sobre o tema abordado.

3. Reações

Os vídeos de reações podem ser tão surpreendentes quanto os de unboxing. É uma opção muito popular e fácil de produzir, uma vez que tudo o que você precisa é de uma câmera filmando as suas reações enquanto faz algo (assistir um clipe, um filme e assim por diante).

No entanto, é preciso dominar um pouco a arte da edição, dependendo das ferramentas que você escolha usar em suas produções. Lembrando que, para começar, você pode usar desde a sua webcam até o seu smartphone para capturar seus vídeos.

4. Tutoriais

Quem nunca recorreu ao YouTube para descobrir como fazer alguma coisa? Pode ser uma ajuda técnica para lidar com problemas na atualização do Windows 10, ou até mesmo para aprender a fazer uma maquiagem decente.

Se você acredita que tem habilidade ou capacidade técnica suficiente para ensinar outras pessoas, você pode fazer alguns vídeos e compartilhá-los com o mundo. Dependendo do tema escolhido, você pode precisar investir um certo tempo em edição e outros detalhes para que o vídeo fique interessante e funcional.

5. Time-lapse

Todo mundo adora vídeos em time-lapse. Eles são aqueles feitos com agrupamentos de quadros de imagens tiradas durante horas para formar sequências rápidas. Isto cria um efeito visual incrível e muito agradável para quem o assiste.

Atualmente, você pode usar até mesmo o seu smartphone para produzir vídeos deste tipo. Diversos aplicativos com esta finalidade estão disponíveis nas principais lojas de apps para plataformas mobile, como iOS e Android.

Vídeos em time-lapse podem ser feitos com os mais variados temas, desde construções em LEGO, criação de artes, ou até mesmo uma sequência de fotos mostrando as mudanças do seu rosto. Solte a criatividade e o resultado pode ser surpreendente.

6. Vídeo de fãs

Outra opção popular é o vídeo de fãs. Isso significa fazer uma gravação sobre o seu filme ou livro predileto, um review sobre o último episódio da série que você mais gosta, ou até mesmo fazer comentários sobre o assunto.

Conteúdo sobre títulos como Star Wars, Game of Thrones, Harry Potter, entre outros, sempre chamam atenção no YouTube. No entanto, apesar da facilidade na produção deste tipo de vídeo, o ideal é que você crie algo único e que o torne diferente dos demais youtubers.

7. Gameplay

Gosta de jogar? Com a ajuda de uma câmera (ou outro dispositivo de captura de vídeo) você pode passar os seus conhecimentos sobre um determinado jogo para outras pessoas. Além disso, os gameplays também servem para entreter os espectadores.

O YouTube possui a sua própria plataforma especial voltada para os jogos eletrônicos. Trata-se do YouTube Gaming, onde os jogadores podem transmitir ou fazer upload de suas atividades nos seus games prediletos. A plataforma de streaming ao vivo de games foi lançada para concorrer com o já aclamado Twitch, da Amazon.

A ideia é privilegiar esse tipo de conteúdo e garantir que os fãs possam encontrar seus criadores de conteúdo preferidos, vídeos dos games que são a sensação do momento e interagir de forma mais adequada com todo esse material.

Fonte: Make Use Of