Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5G | Anatel libera sinal de internet móvel para mais 347 municípios

Por| Editado por Claudio Yuge | 28 de Fevereiro de 2023 às 11h47

Link copiado!

Freepik
Freepik

Na última segunda-feira (27), 347 municípios brasileiros passaram a ter autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para começar a transmitir o sinal do 5G puro, que utiliza a faixa 3.5GHz. Já são 487 localidades com acesso à internet de 5ª geração, presentes em todos os estados brasileiros e atingindo cerca de 40% da população.

Os municípios incorporados na última autorização estão divididos em 23 estados: Minas Gerais (50), Goiás (48), Rio Grande do Sul (33), Paraná (32), Santa Catarina (21), Ceará (18), Bahia (17), Rio de Janeiro (15), Rio Grande do Norte (14), São Paulo (13), Maranhão (13), Amazônia (12), Piauí (12), Alagoas (11), Tocantins (9), Pernambuco (9), Paraíba (6), Roraima (4), Mato Grosso (3), Sergipe (3), Amapá (2), Rondônia (1) e Pará (1).

Vale ressaltar que, apesar da liberação, não significa que o sinal será ligado, pois as empresas de telecom que adquiriram lotes na faixa 3.5GHz precisam solicitar o licenciamento e ativação de estações na rede 5G nos municípios autorizados. O prazo para as operadoras ativarem o sinal obedece ao cronograma da Anatel, que é dividido por número de habitantes. Cidades com população superior a 30 mil habitantes têm até 2029 para liberar o sinal, por exemplo.

Continua após a publicidade

Além disso, as empresas terão que ampliar a quantidade de antenas nas capitais, visto que o compromisso prevê pelo menos uma antena a cada 50 mil habitantes. Segundo o ministro Juscelino Filho, "além de acompanhar a implementação da tecnologia em todo o país, cobramos as operadoras quanto à qualidade do serviço, visto que tanto o Ministério das Comunicações quanto a Anatel têm recebido reclamações de usuários".

Interferência nas antenas parabólicas

Usuários que utilizam a antena parabólica para receber transmissões da TV Aberta precisam adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências com a faixa do 5G. Até o momento, a chegada do 5G obrigou 10 milhões de famílias a comprar o novo kit, que está disponível em lojas físicas ou online.

Continua após a publicidade

No entanto, pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) tem direito ao kit gratuito para adaptação pelo programa do governo. A instalação pode ser solicitada pelo portal do Siga Antenado ou pelo número 0800-729-2404.

Fonte: Agência Brasil