Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisa revela confiança de operadoras no potencial da Internet das Coisas

Por| 10 de Agosto de 2017 às 10h12

Link copiado!

Pesquisa revela confiança de operadoras no potencial da Internet das Coisas
Pesquisa revela confiança de operadoras no potencial da Internet das Coisas
Tudo sobre Opera

Uma pesquisa realizada pela Telesemana em parceria com a Teleco e patrocinada pela Amdocs entre os meses de fevereiro e março de 2017 revela que as operadoras de telecomunicações estão confiantes no potencial de investimento e de bons resultados nos serviços da Internet das Coisas (IoT). Os resultados do estudo podem ajudar as operadoras a entenderem melhor qual estratégia utilizar para explorar este novo segmento no mercado.

Um dos pontos mais relevantes da pesquisa é justamente a confiança das operadoras no negócio de IoT. 45% dos players de telecomunicações no Brasil acreditam que as cidades inteligentes têm o maior potencial de participação. Já 29% das operadoras acreditam que as cidades inteligentes é o segmento de soluções de IoT com o maior potencial de crescimento no mercado local.

Ainda sobre o potencial de crescimento da Internet das Coisas no Brasil, as operadoras responderam que, apesar de o Brasil contar com a quinta maior frota de automóveis do mundo, a cidade inteligente (29,4%) e o agronegócio inteligente (23,1%) são os dois segmentos com maior potencial. A indústria inteligente apareceu logo em seguida, com 16,2%, enquanto que as redes elétricas ocuparam o quarto posto, com 9,8%.

Quanto ao papel das operadoras no mercado de IoT, 29,9% delas afirmaram confiar que irão se tornar a principal plataforma para estas soluções, enquanto 29,5% acreditam que serão capazes de oferecer soluções personalizadas para diversos segmentos através de seus parceiros.

Continua após a publicidade

A grande preocupação do setor revelada pela pesquisa está na segurança das atuais redes locais. 78,1% das operadoras entrevistadas afirmaram que não acreditam que as redes locais estão prontas para os principais requisitos em matéria de segurança para o IoT. A segurança, aliás, será um dos principais motivadores para o sucesso e a implementação de serviços de IoT para as operadoras brasileiras.

As operadoras de telecomunicações atravessam um momento importante para o desenvolvimento de seus negócios. Enquanto precisam enfrentar importantes desafios relacionados à saturação dos seus serviços tradicionais e a concorrência de novas empresas, elas precisam implementar e gerenciar redes de maneira mais eficaz para poderem competir no ecossistema digital. A partir daí a Internet das Coisas aparece como uma oportunidade de negócios viável como uma preciosa fonte de receita.

Fonte: Amdocs