Publicidade

Zoom ganha assistente virtual com IA para reuniões e conversas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Setembro de 2023 às 12h06

Link copiado!

Reprodução/Zoom
Reprodução/Zoom

O Zoom anunciou o novo AI Companion, assistente com inteligência artificial generativa para reuniões e outras conversas na plataforma. A empresa segue o mesmo caminho de outras plataformas de videoconferência, como Google Meet e Microsoft Teams, que também desenvolvem suas respectivas integrações com IA.

A novidade está disponível para todos os assinantes de planos pagos da plataforma, sem custo adicional. O assistente pode ser usado para resumir reuniões, criar rascunhos de e-mails e perguntas, e destacar pontos-chave de uma conversa, entre outras opções.

A ferramenta foi criada a partir de uma incorporação dos próprios modelos de linguagem do Zoom com tecnologias de terceiros, como OpenAI, criadora do ChatGPT, e Llama 2, da Meta. Após a polêmica sobre usar dados de usuários para treinar IA, a empresa reforçou que não coletará essas informações e que o AI Companion precisa ser ativado manualmente em cada conta.

Continua após a publicidade

Funções do IA Companion do Zoom

Veja algumas das principais funções do assistente de IA para reuniões, Team Chat e Whiteboard no Zoom. Alguns recursos devem chegar somente a partir do primeiro semestre de 2024.

Resumos e destaques de reuniões

O assistente de IA promete ser muito versátil durante as reuniões do serviço de videoconferência. Durante uma chamada, é possível usá-lo para acompanhar um resumo de tudo o que já foi dito e tirar dúvidas sobre o conteúdo sem precisar interromper a conversa. Anfitriões também podem disponibilizar o resumo final para todas as pessoas que não puderam participar da reunião.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Além disso, o Zoom também vai facilitar o acesso às gravações de chamadas com o IA Companion: a inteligência artificial é capaz de criar destaques e dividir o arquivo em capítulos para localizar as informações com facilidade. A empresa ainda pretende incluir uma função em 2024 para ajudar a treinar habilidades de conversas e apresentações.

Suporte nas conversas do Team Chat

A novaIA generativa pode escrever rascunhos rapidamente durante uma sequência de mensagens do Team Chat, com recursos para alterar o tom da linguagem e o tamanho do texto. Em estilo parecido ao das videoconferências, o IA Companion também pode resumir longas conversas em texto.

Continua após a publicidade

Criação de e-mails e geração de imagens

A integração com o Whiteboard permite organizar as ideias de forma mais prática — para 2024, a empresa pretende adicionar um recurso de geração de imagens ao quadro branco do aplicativo. Além disso, o IA Companion ajuda a escrever rascunhos de e-mail.

Disponível em alguns países

Continua após a publicidade

O AI Companion já foi liberado para assinantes do serviço, mas a empresa reforça que pode não aparecer em algumas regiões selecionadas. O Zoom não informa a lista de países e regiões que já receberam a função no primeiro momento.