Wikipedia quer que empresas paguem ao utilizar seus dados para treinar IAs
Por João Melo • Editado por Bruno De Blasi |

A Wikipédia quer que as empresas responsáveis por sistemas de inteligência artificial (IA) façam um uso mais sustentável dos seus materiais. Como? Pagando pela utilização das informações e fazendo as devidas atribuições, de acordo com um comunicado publicado nesta segunda-feira (10).
- Wikipédia alfineta Grokipedia em campanha de arrecadação: "Criada por pessoas"
- Wikipédia reorganiza dados para facilitar acesso de IAs às informações
De acordo com a Wikimedia Foundation, instituição responsável pela enciclopédia online, os modelos de IA precisam de grandes conjuntos de dados — como os disponibilizados pelas páginas da Wikipédia — para serem treinados. Isso faz com que o trabalho dos voluntários da plataforma deva ser cada vez mais valorizado.
Uma das soluções apresentadas pela organização aos desenvolvedores de IA é oferecer apoio financeiro para utilizar os conteúdos da enciclopédia digital. A sugestão é que as empresas acessem o material por meio da plataforma Wikimedia Enterprise.
“Desenvolvido pela Fundação Wikimedia, este produto pago, de adesão opcional, permite que empresas usem o conteúdo da Wikipédia em larga escala e de forma sustentável, sem sobrecarregar os servidores do site. Além disso, possibilita que elas apoiem nossa missão sem fins lucrativos”, destaca a Wikimedia Foundation em comunicado.
Atribuição correta dos conteúdos
Outra solicitação feita pela organização é que as IAs generativas deem crédito às contribuições humanas utilizadas para gerar respostas às consultas feitas pelos usuários.
“Para que as pessoas confiem nas informações compartilhadas na internet, as plataformas devem deixar clara a origem das informações e incentivar o acesso e a participação nessas fontes”, ressalta a Wikimedia.
Queda de visitantes humanos
O pedido ocorre cerca de um mês após a organização relatar que o uso cada vez maior da Wikipédia por motores de busca e chatbots de IA tem causado uma queda no número de visitantes humanos do site.
Isso porque essas ferramentas oferecem respostas prontas aos usuários, sem que eles precisem clicar no site de origem da informação para conferi-la. A Wikimedia Foundation observou um declínio de 8% no tráfego humano no site em comparação com 2024.
“Com menos visitas à Wikipédia, menos voluntários poderão crescer e enriquecer o conteúdo, e menos doadores poderão apoiar esse trabalho”, disse Marshall Miller, diretor sênior de produto da Wikimedia Foundation, em uma publicação oficial.
Leia também:
- A Grokipedia, de Elon Musk, está no ar — mas com conteúdo copiado da Wikipédia
- Definição de copyright é usada em processo de dicionário contra a própria IA
- Grupo de editores da Wikipédia combate desinformação de IA em artigos
VÍDEO: ChatGPT, Perplexity, Claude, Gemini: qual escolher?