Wikipédia alfineta Grokipedia em campanha de arrecadação: "Criada por pessoas"
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

A Wikipédia está conduzindo uma campanha de arrecadação e, em meio a uma mensagem enviada aos usuários, deu uma alfinetada na Grokipedia — enciclopédia online lançada pela xAI, empresa de Elon Musk, inspirada na própria Wikipédia.
- A Grokipedia, de Elon Musk, está no ar — mas com conteúdo copiado da Wikipédia
- Wikipédia reorganiza dados para facilitar acesso de IAs às informações
- Wikipédia diz que IA sobrecarrega e está causando queda de “visitantes humanos”
Na nota enviada aos usuários nos Estados Unidos, a tradicional enciclopédia informou sobre a campanha e fez um pedido de doação no valor de US$ 2,75, ou contribuições mensais.
No mesmo texto, a Wikipédia afirma que continua sendo alimentada por pessoas e que não conta com aportes bilionários por trás do serviço, disponível há cerca de 25 anos — o que sugere uma indireta a Musk e à Grokipedia.
“Após quase 25 anos, a Wikipédia ainda é a internet que nos foi prometida — criada por pessoas, não por máquinas. Não é perfeita, mas não está aqui para impor um ponto de vista. É propriedade de uma organização sem fins lucrativos, e não de uma gigante da tecnologia ou de um bilionário”, informa a nota.
Lançamento da enciclopédia da empresa de Elon Musk
A Grokipedia foi lançada em 27 de outubro, apresentando um design com uma página inicial dominada por uma barra de busca e artigos organizados com títulos, subtítulos e citações.
Além disso, há um sistema de “checagem de fatos” que informa quando e por quem — neste caso, pela IA Grok — o conteúdo foi verificado.
Mas um detalhe chamou a atenção dos usuários: páginas como as de MacBook Air e PlayStation 5 exibem um aviso no rodapé informando que o conteúdo foi adaptado da Wikipédia. No entanto, em muitos casos, os textos são, na verdade, copiados integralmente da enciclopédia livre.
Em nota enviada ao The Verge, Lauren Dickinson, porta-voz da Wikimedia Foundation — ONG responsável pela Wikipédia — afirmou que até mesmo a Grokipedia depende da Wikipédia para existir.
“O conhecimento da Wikipédia é — e sempre será — humano. Através da colaboração aberta e do consenso, pessoas de todas as origens constroem um registro neutro e vivo da compreensão humana — um registro que reflete nossa diversidade e curiosidade coletiva. Esse conhecimento criado por humanos é o que as empresas de IA utilizam para gerar conteúdo; até mesmo a Grokipedia precisa da Wikipédia para existir”, destacou Dickinson.
Leia mais:
- Elon Musk vai transformar Grok 3 em uma IA aberta; entenda o que muda
- O que é Grok 4? Conheça a nova IA de Elon Musk
VÍDEO | IA do Google contrata próprio advogado
Fonte: Business Insider; The Verge