Publicidade

Uso do ChatGPT para notícias ainda é baixo e mais forte entre jovens

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Pexels/Matheus Bertelli
Pexels/Matheus Bertelli

Ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, ainda não têm grande adesão para notícias. De acordo com o estudo "The Digital News Report 2025" do Reuters Institute, apenas 7% dos 97 mil participantes da pesquisa usam chatbots para acessar notícias semanalmente.

No entanto, esse número sobe para 15% quando o filtro é aplicado a pessoas com menos de 25 anos, fator que indica um maior uso de IAs como fonte de notícias nesse grupo.

Essa porcentagem representa uma tendência emergente da IA como via de consumo notícias, principalmente devido à integração de informações em tempo real por motores de busca e outras plataformas, conforme aponta a pesquisa

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No Brasil, o levantamento revela que 9% dos participantes usam ferramentas de IA como principal fonte de informação, atrás da TV e das redes sociais.

"Independentemente do que os editores de conteúdo façam com a IA generativa, as ferramentas criadas e popularizadas por grandes empresas de tecnologia provavelmente terão o maior impacto nos consumidores, à medida que integram cada vez mais conteúdo de notícias em tempo real", elenca o estudo. 

ChatGPT lidera como fonte de notícias

Apesar do uso ainda baixo, o ChatGPT lidera o ranking de IAs usadas para acessar notícias nas últimas semanas. Veja a lista:

  • ChatGPT: 4%;
  • Gemini: 2%;
  • Meta AI: 2%;
  • Claude: 1%;
  • Perplexity: 1%;
  • Snapchat my AI: 1%;
  • Copilot: 1%. 

A pesquisa aponta que os participantes preveem um consumo mais acessível de notícias pelo chatbots por conta de recursos como resumos, tradução de notícias para outros idiomas, assim como melhores recomendações de histórias e uso da IA para fazer mais perguntas sobre as notícias. 

Leia mais:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Cuidado com o que você pede para o ChatGPT (tem jeito certo de perguntar para a IA?)

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*