Publicidade

União Europeia questiona se IA de Google e Samsung bloqueia rivais

Por  | 

Compartilhe:
Wallace Moté/Canaltech
Wallace Moté/Canaltech
Tudo sobre Google

Reguladores antitruste da União Europeia passaram a questionar se o acordo do Google com a Samsung em relação ao uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) é capaz de atrapalhar ou impedir serviços rivais em smartphones da empresa coreana. 

De acordo com documentos obtidos pela agência Reuters, a Comissão Europeia solicitará informações para entender os efeitos da parceria entre as empresas, que leva funções como o Galaxy AI para aparelhos como a linha Galaxy S24 e Galaxy Z. O acordo tem duração de múltiplos anos. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Um dos questionamentos realizados pelos reguladores é se a pré-instalação do Gemini Nano limita o espaço para que outros modelos de linguagem sejam pré-instalados nos mesmos dispositivos. 

Caso essa situação seja confirmada, se configuraria um caso de “prática anticompetitiva”, o que poderia levar a instauração de um processo contra as empresas. 

No questionário de oito páginas, os reguladores também querem saber se a pré-instalação do Gemini Nano limita a interoperabilidade ente outros chatbots e aplicativos instalados em celulares da Samsung. 

Pergunta-se também se o Google entrou em contato com outras marcas fabricantes de celulares para oferecer seus serviços. Caso positivo, são solicitados os motivos para as rejeições. 

As empresas têm oito dias para responder ao questionário. 

Fonte: Reuters