Sora avança na "consistência de personagens" e permite reutilizar suas criações
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

A OpenAI anunciou, nesta quarta-feira (22), novidades no recurso de inclusão de personagens em participações especiais (cameos) do Sora, aplicativo que cria vídeos com a inteligência artificial (IA). A funcionalidade é semelhante à “consistência de personagens” do concorrente Veo 3, do Google.
- Após permitir zombaria com mortos, Sora 2 suspende vídeos de Martin Luther King
- Sucesso do Sora 2 é um problema: “estão gerando muito mais do que esperávamos"
- Violência, deepfake com celebridades mortas e stalker — o lado sombrio do Sora 2
Em uma postagem feita no X (antigo Twitter), Bill Peebles, chefe do Sora na empresa, afirmou que a atualização permitirá que os usuários incluam “seu cachorro, porquinho-da-índia e brinquedo de pelúcia favorito” nos vídeos.
Segundo Peebles, também será possível criar participações de personagens gerados diretamente a partir dos vídeos do próprio usuário dentro do aplicativo.
“Esperamos que as pessoas registrem muitas participações malucas com esse recurso. Para facilitar a busca, estamos atualizando a interface de geração para mostrar, em tempo real, os cameos mais populares do momento”, ressaltou o chefe do app na OpenAI.
Funcionalidade no VEO 3
A título de comparação, o recurso do Veo 3 permite gerar e manter o mesmo personagem ao longo de diferentes vídeos. Características físicas — como rosto, cabelo e cor de pele —, além de roupas e acessórios, podem ser mantidas nos conteúdos.
Para isso, o usuário precisa fazer o upload de uma imagem de alta qualidade do personagem e, em seguida, criar um prompt detalhado com todas as características que deseja incluir.
“Experiência social”, edição de vídeos e app para Android
Peebles anunciou também a adição de funções básicas de edição de vídeo no Sora, como a união de vários clipes, e prometeu novos recursos em breve. Além disso, destacou que a OpenAI está trabalhando para melhorar a “experiência social” do usuário na plataforma.
“Estamos explorando novas formas de usar o Sora com seus amigos (em vez de apenas um feed global) e com comunidades mais amplas. Pense em canais específicos para sua universidade, empresa, time esportivo etc.”, escreveu no X.
Por fim, Peebles afirmou que a versão do aplicativo para Android “está realmente chegando em breve”. Atualmente, o app está disponível apenas para o sistema iOS, da Apple.
Leia mais:
- "Momento Sora" é marcado por violações de direitos autorais, deepfake e confusão
- Pesquisadores questionam como aplicativo do Sora se encaixa na missão da OpenAI
- 5 dicas para você identificar se um vídeo foi gerado por Inteligência Artificial
VÍDEO | SORA AI, O CHATGPT DE VÍDEO