Publicidade

Site utiliza inteligência artificial para compor letras de música

Por| 15 de Agosto de 2019 às 15h15

Link copiado!

Site utiliza inteligência artificial para compor letras de música
Site utiliza inteligência artificial para compor letras de música

A inteligência artificial (IA) tem conquistado vários segmentos a passos largos. Recentemente, pesquisadores da Google revelaram que estão testando essa inovação em esportes como o futebol. No entanto, parece que a música também não escapou dessa tecnologia. Isso porque o desenvolvedor Peter Ranieri criou um site em que a IA compõe letras de música.

O site, chamado These Lyrics Do Not Exist, ("Essas letras não existem", em português) é bem autoexplicativo sobre sua essência. A ideia é que, se uma pessoa está tendo dificuldades para encontrar as palavras certas para suas composições, a inteligência artificial possa oferecer uma ajudinha, com letras de música em apenas um clique. A descrição do próprio These Lyrics Do Not Exist é a seguinte: "Este site gera letras completamente originais para vários tópicos, usa inteligência artificial de última geração para gerar um refrão original e versos originais".

Atualmente, o site gera letras apenas em inglês. Para colocar a ferramenta para funcionar, o usuário deve escolher um tema (pode ser sentimentos, humores, lugares ou até mesmo pessoas) e então pressionar o botão "gerar letras". Além disso, o usuário também pode gerar uma letra de música a partir de um emoji. A equipe do Canaltech escolheu um emoji para que a inteligência artificial do site fizesse uma composição, e esse foi o resultado:

Continua após a publicidade

Ranieri explica as razões por trás da criação da página: "Eu criei o site These Lyrics Do Not Exist para mostrar como a Inteligência Artificial pode ser criativa gerando letras de músicas originais". Ele enfatiza que cada frase é completamente original, eles não reciclam os mesmos versos, e que cada verso gerado é uma frase totalmente nova que nunca existiu em nenhuma outra música.

No site, o criador ainda declara os próximos passos para a ferramenta: "Atualmente, estou trabalhando em uma nova versão de These Lyrics Do Not Exist com treinamento de uma nova rede neural cerca de 17 vezes maior que a usada neste site. Ela terá mais habilidades cognitivas e de compreensão e entenderá aproximadamente 10 mil termos diferentes. Além disso, você terá a capacidade de escolher o gênero da letra gerada a partir de pop, rap, rock ou heavy metal. Bem como o arranjo da estrutura lírica".

Fonte: These Lyrics Do Not Exist via Genbeta