Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Site gratuito restaura fotos de maneira impressionante usando IA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Agosto de 2022 às 09h18

Link copiado!

Reprodução/Tencent
Reprodução/Tencent

Pesquisadores da Tencent, na China, desenvolveram um algoritmo de inteligência artificial (IA) capaz de restaurar fotografias antigas e com baixa resolução. A solução de código aberto ajuda a recuperar imagens danificadas pela ação do tempo em apenas alguns segundos.

De acordo com os cientistas, a ferramenta batizada de GFP-GAN (Rede Adversária Generativa Facial Pré-Generativa, em tradução livre) consegue corrigir pequenos defeitos sem interferir na originalidade da foto, proporcionando um resultado muito melhor do que outros sistemas disponíveis no mercado.

Continua após a publicidade

Essa nova abordagem utiliza uma versão do modelo de IA da Nvidia conhecido como StyleGAN-2 para eliminar ruídos, corrigir vincos causados por dobraduras, destacar detalhes obscuros e aprimorar as cores da fotografia, usando um método descrito pelos pesquisadores como “sistema de adivinhação”.

Quase perfeito

Ao contrário de outras soluções dedicadas ao aperfeiçoamento de fotografias, a GFP-GAN não adiciona novos elementos à imagem. Ela simplesmente limpa o cenário e, quando necessário, preenche algumas lacunas com base em informações obtidas por meio de um banco de dados.

Continua após a publicidade

O uso de métricas adicionais ajuda a inteligência artificial a aprimorar detalhes faciais como olhos, boca e nariz. Embora a ferramenta tenha sido criada para tratar imagens antigas e de baixa qualidade, ela também funciona em fotografias digitais corrompidas ou danificadas durante o processo de captura.

Apesar dos resultados impressionantes, os criadores da ferramenta alertam que ainda existem limitações e que o modelo utilizado durante os testes precisa ser aprimorado para evitar distorções que, ocasionalmente, podem causar uma ligeira mudança de identidade da pessoa retratada.

Como usar a GFP-GAN

Uma versão de demonstração pode ser testada gratuitamente no site da GFP-GAN ou baixada diretamente no GitHub. Como possui código aberto, a ideia é que qualquer pessoa possa utilizar o algoritmo para realizar tarefas personalizadas integradas a um novo software.

Continua após a publicidade

Segundo seus criadores, um novo modelo mais avançado deve ser lançado em breve, trazendo algumas melhorias ao sistema atual como reconhecimento facial aprimorado, detecção de elementos com baixíssima resolução e capacidade de preenchimento de lacunas com maior índice de acertos.