Rival do ChatGPT, IA Claude é lançada em toda a Europa
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco | •
A startup Anthropic anunciou o lançamento da sua IA generativa Claude em todo mercado europeu com versões disponíveis para empresas e indivíduos. A ferramenta, rival do ChatGPT, chega ao velho continente com acesso gratuito pela web ou pelo aplicativo para iOS, e também em uma opção paga, chamada Claude Pro, para quem quiser aproveitar os recursos do modelo mais avançado da companhia, o Claude 3 Opus.
A Anthropic já havia lançado a Claude API na União Europeia no começo deste ano. A solução permite que desenvolvedores integrem os modelos de IA da startup em seus próprios aplicativos, sites ou serviços — algo que os programados brasileiros também podem utilizar.
Claude na Europa
O lançamento da IA Claude na Europa, nesta terça-feira (14), chega para competir com outras ferramentas do mercado, como o ChatGPT, Gemini e Copilot.
Segundo comunicado da Anthropic, o “Claude possui fortes níveis de compreensão e fluência em francês, alemão, espanhol, italiano e outros idiomas europeus, o que permite que os usuários conversem com Claude em vários idiomas”.
A IA já estava disponível no Reino Unido, mas agora alcança a população da União Europeia e outros países que não fazem parte do bloco econômico, como Noruega, Suíça e Islândia.
Em março deste ano, a Amazon realizou um novo investimento na startup no valor de US$ 2,75 bilhões, após ter realizado um aporte inicial de US$ 1,25 bilhão em setembro do ano passado. Esses investimentos geraram preocupações entre reguladores do setor, que temem que isso possa diminuir a independência da empresa.
A injeção mais recente de dinheiro na companhia foi acompanhada pelo lançamento do modelo Claude 3 e a promessa de superar o desempenho de concorrentes, como o GPT-4 e o Gemini.
No Brasil, o chatbot da Anthropic ainda não está disponível para o público e não há previsão de lançamento da IA no país. Apenas as soluções de API estão liberadas para desenvolvedoras da região.