Rival chinês do ChatGPT, DeepSeek lança IA ‘turbinada’ com resposta mais rápida
Por Bruno De Blasi |

O DeepSeek anunciou, nesta quinta-feira (21), o DeepSeek-V3.1, seu novo modelo de inteligência artificial. A atualização, considerada pelos desenvolvedores como o “primeiro passo para a era agêntica”, promete entregar respostas mais rápidas e traz outras melhorias.
- DeepSeek vs Gemini: conheça 5 diferenças entre os chatbots
- 5 diferenças entre a chinesa DeepSeek e o ChatGPT
A atualização é voltada ao fenômeno chinês que roubou os holofotes do ChatGPT, Gemini e demais plataformas no começo do ano.
Com o DeepSeek-V3.1, a empresa aposta em um “raciocínio mais rápido”, com a entrega de respostas aprofundadas em um período de tempo menor. Outro destaque da nova versão é a inferência híbrida, que oferece dois modos (com ou sem “raciocínio”) em um único modelo.
Segundo a companhia, o modelo de inferência híbrida com melhoria na velocidade é acionado no chatbot através da opção “DeepThink”. A opção pode ser usada tanto pela versão web quanto nos apps para Android e iOS.
O novo modelo também traz melhorias nos recursos de agente para realizar ações automatizadas. “O pós-treinamento aumenta o uso de ferramentas e tarefas de agente em várias etapas”, aponta as notas de atualização.
Disponível na API
A atualização também está disponível aos desenvolvedores através da API. Neste caso, o modelo possui uma janela de contexto de 128 mil tokens e performance superior ao V3 e ao R1, também da DeepSeek.
Confira outras matérias do Canaltech:
- O que é DeepSeek? IA chinesa desafia big techs
- ChatGPT, Gemini, Copilot e DeepSeek: quais são as diferenças entre as Ias?
- DeepSeek, Qwen e mais: conheça 5 IAs chinesas
VÍDEO: O lado B dos CARTUCHOS de VIDEOGAME