Project IDX | IA do Google vai programar a partir de descrições em texto
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

O Google prepara um ambiente de desenvolvimento de software alimentado por inteligência artificial. O projeto tem como proposta ajudar desenvolvedores a darem o primeiro passo na criação de aplicativos em uma variedade de linguagens de programação.
- Bandidos usam e-mails e endereços do Google para aplicar golpes
- Google pode colocar câmera sob a tela em celulares Pixel
Apelidado de "Project IDX", o mecanismo é desenvolvido há meses, é construído sobre o Google Cloud e alimentado pelo Codey, um modelo capaz de transformar descrições em texto em código preparado nos moldes do PaLM 2, IA que estrutura o Bard, mas treinado com programação.
Segundo o Google, "a ferramenta foi projetada para facilitar a criação, o gerenciamento e a implementação de aplicativos multiplataforma e web full-stack, com estruturas e linguagens populares". O Google busca transformá-lo no aliado perfeito para começar projetos de onde for possível, já que todos os ambientes com Project IDX contam com as capacidades de uma máquina virtual baseada em Linux.
Modelos prontos à disposição
"Gastamos muito tempo escrevendo código, e avanços recentes em IA criaram grandes oportunidades para tornar esse tempo mais produtivo. Com o Project IDX, estamos explorando como as inovações do Google em IA, incluindo os modelos Codey e PaLM 2 que alimentam o Studio Bot no ANdroid Studio, o Duet no Google Cloud e mais, podem ajudar você não apenas a escrever código rapidamente, mas também a escrever programas de alta qualidade", explica o Google.
A ferramenta é capaz de importar projetos existentes disponíveis em repositórios do GitHub, permitindo que você continue exatamente de onde parou, além de apresentar uma série de moldes prontos de frameworks populares, incluindo Angular, Flutter, Next.js e React, e linguagens como JavaScript e Dart — futuramente, Python e Go também serão suportados.
Lista de espera disponível
Enquanto o desenvolvimento do Project IDX continua, interessados podem se inscrever na lista de espera (idx.dev). O Google não deu nenhuma previsão de quando a ferramenta vai ser liberada para o público, mas é possível que os cadastrados na fila sejam os primeiros a experimentar.