Piauí lança IA com 'alma brasileira' que domina sotaques e expressões regionais
Por Emanuele Almeida • Editado por Bruno De Blasi | •

O governo do Piauí lançou a sua primeira inteligência artficial, a SoberanIA, nesta quarta-feira (25). Com treinamento totalmente em português, a nova ferramenta foi desenvolvida com base em dados públicos e tem como objetivo regionalizar o uso da tecnologia e gerar um serviço público mais ágil.
- GAIA, Amazônia e mais: 5 IAs generativas brasileiras
- Conheça 5 IAs de países fora da disputa entre EUA e China
A ferramenta foi desenvolvida com um volume de mais de 130 bilhões de palavras em português, captadas em diversas fontes de acesso público. O resultado desse desenvolvimento garantiu que a IA tivesse uma maior adaptação às realidades locais e, assim, alcançasse melhor eficácia na interação com os cidadãos.
Em nota à imprensa, o Governo do Estado do Piauí destacou que a plataforma busca regionalizar o uso da IA, respeitando expressões culturais, sotaques e vocabulários típicos do Piauí e do Brasil.
A SoberanIA foi construída por pesquisadores brasileiros e opera em data centers dentro do próprio estado, diferentemente de outras IAs de Big Techs, que funcionam a partir de servidores fora do país. Esse fator faz com que todos os dados processados pela SoberanIA permaneçam sob a guarda do governo do Piauí.
Também no evento de lançamento, o governador do estado, Rafael Fonteles, apontou que a gestão garantiu a segurança dos dados usados no treinamento da IA, conforme estabelecido pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Melhoria do serviço público
No evento de lançamento da ferramenta, André Macedo, secretário de inteligência artificial do Piauí, apontou que a SoberanIA agilizará o serviço público por meio de um atendimento de canal único, formando o que ele chama de "governo conversacional".
Na prática, a IA também tem o objetivo de transformar o atendimento do governo ao cidadão. Assim, a SoberanIA conseguirá entender o contexto do estado e do Brasil para interagir e sanar as dúvidas do usuário.
Uma das primeiras ações da IA será facilitar o registro de boletins de ocorrência, especialmente em casos de violência. A partir disso, a IA permitirá que o cidadão relate situações que sofreu e a ferramenta irá qualificar os dados e identificar automaticamente informações críticas.
Como acessar a SoberanIA
A nova IA do Piauí já pode ser acessada através de um pré-cadastro no site oficial da plataforma (soberania.ai). Após a inscrição, o interessado entra na fila de espera e poderá interagir com o chatbot com a liberação do acesso.
Leia mais:
- Por quanto tempo você consegue usar as IAs de graça?
- IAs para gerar vídeos: 5 diferenças entre o Veo 3 e o Sora
- Vale a pena assinar o Google AI Ultra, que custa mais de R$ 1 mil por mês?
VÍDEO: Por que tudo agora tem Inteligência Artificial gratuita? É de graça mesmo? E a paga?