Publicidade

Pausa no ChatGPT? Veja como funciona a função da IA que sugere um descanso

Por  |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Emiliano Vittoriosi/Unsplash
Reprodução/Emiliano Vittoriosi/Unsplash

O ChatGPT vai sugerir pausas em meio à conversas longas com chatbot da OpenAI. Anunciado nesta segunda-feira (4), o novo recurso visa reduzir a dependência da IA em temas sensíveis e pessoais ao propor um momento de “desconexão”.

A seguir, tire as seguintes dúvidas:

  • O ChatGPT vai sugerir pausas? Como?
  • A pausa é obrigatória?
  • Por que o ChatGPT vai sugerir pausas?
  • Quais são as outras mudanças do ChatGPT?
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O ChatGPT vai sugerir pausas? Como?

Sim. A OpenAI anunciou notificações que serão enviadas a usuários durante conversas longas, com a seguinte mensagem: “Você está conversando há um tempo – é um bom momento para uma pausa?” (em tradução livre).

O aviso também vai acompanhar duas opções: “Continue conversando” ou “Isso ajudou”.

A pausa é obrigatória?

Não. O aviso não é uma ordem, mas uma recomendação para interromper as conversas por um tempo e fazer outra atividade. O indivíduo tem a opção de escolher entre manter o chat ou partir para um intervalo e retomar as interações depois.

Por que o ChatGPT vai sugerir pausas?

Os ajustes acontecem diante de um cenário em que as pessoas usam o ChatGPT como uma espécie de terapeuta ou conselheiro. Além de levantar preocupações entre profissionais da área da saúde mental, o próprio CEO da OpenAI já reforçou que não há confidencialidade nesse tipo de conversa com o assistente.

Continua após a publicidade

Quais são as outras mudanças do ChatGPT?

Além da sugestão de pausa, a OpenAI anunciou que o ChatGPT não vai mais tomar decisões pelo usuário em temas muito pessoais. 

Ao perguntar se deveria terminar um relacionamento, por exemplo, a IA não vai responder sim ou não, mas vai tentar provocar reflexões, como avaliar os pontos positivos e negativos. Além disso, a OpenAI pretende atualizar a forma em que a IA se comporta nessas situações em breve.

O assistente também será atualizado para identificar sinais de dependência emocional ou sofrimento com maior precisão. Nesses casos, a IA poderá responder de forma apropriada e guiar o usuário para recursos apropriados para aquele momento.

Continua após a publicidade

Com colaboração de André Magalhães

Leia também:

VÍDEO: Cuidado com o que você pede para o ChatGPT: aprenda o jeito certo de perguntar para a IA!

Continua após a publicidade