OpenAI lança modelo de IA em código aberto que roda até em PCs
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi |

A OpenAI anunciou o gpt-oss, família de modelos de IA em código aberto, nesta terça-feira (5). Com duas variantes — de 120 bilhões de parâmetros e de 20 bilhões de parametros —, as IAs podem rodar até em PCs individuais e conseguem ser adaptadas para uso comercial.
- Brasil se destaca na IA com criatividade, código aberto e foco em produtividade
- Qual IA é melhor no xadrez? Site organiza campeonato para descobrir
É o primeiro modelo de código aberto desde o GPT-2, de seis anos atrás, quando sequer existia ChatGPT (o chatbot surgiu apenas com o GPT-3 em diante). A empresa garante boa performance em tarefas de raciocínio com baixo custo, além de compatibilidade com agentes de IA.
Com relação aos testes de performance publicados pela OpenAI, a linha gpt-oss tem performance similar aos modelos o3 e o4-mini, disponíveis no ChatGPT.
Barreiras menores de hardware
As duas versões do modelo permitem o uso em data centers e dispositivos individuais. Enquanto a variante gps-oss-120b consegue rodar com uma única GPU de 80 GB, o gpt-oss-20b exige apenas 16 GB de memória, o que facilita o acesso por computadores pessoais.
A Microsoft também vai ampliar o acesso a placas de vídeo otimizadas para o modelo gpt-oss-20b nos dispositivos com Windows, segundo a desenvolvedora.
Quem pode usar o modelo?
Qualquer pessoa pode acessar o diretório do modelo diversas plataformas que abrigam ferramentas de código aberto, como Hugging Face, GitHub, Azure e LM Studio. Os LLMs são protegidos pela licença Apache 2.0, que permite modificações para uso comercial e pode ampliar o uso da IA em sites e apps de terceiros.
O que muda no mercado de IA?
A entrada da OpenAI nos modelos de código aberto tem um impacto enorme no segmento. Vale lembrar que o DeepSeek causou um estardalhaço no mercado justamente por ser uma opção aberta, por exemplo, enquanto a Meta se destaca no setor com os modelos da família Llama.
A OpenAI já era referência entre os modelos fechados (inclusive, já foi muito criticada por Elon Musk por isso) e agora traz opções potentes para ajustes finos e outras aplicações diárias.
Em nota, a empresa ainda destacou a democratização do acesso à tecnologia com a novidade: “com ferramentas poderosas e acessíveis nas mãos, pessoas em todo o mundo podem construir, inovar e criar novas oportunidades para eles mesmos e outros".
Você pode testar a novidade pelo navegador (gpt-oss.com).
Leia também:
- O que é Grok Imagine? IA da empresa de Musk consegue gerar vídeos
- O que dá para fazer com IAs que custam quase um salário mínimo?
- Por que todo recurso de IA tem um símbolo de estrela?
VÍDEO: Cuidado com o que você pede para o ChatGPT (tem jeito certo de perguntar para a IA?)