Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova IA da Nvidia promete criar os melhores deepfakes que você pode ver

Por| 06 de Novembro de 2019 às 22h30

Link copiado!

Nova IA da Nvidia promete criar os melhores deepfakes que você pode ver
Nova IA da Nvidia promete criar os melhores deepfakes que você pode ver
Tudo sobre Nvidia

Na última terça-feira (5) os pesquisadores da Nvidia apresentaram uma nova tecnologia da empresa que poderá levar os deepfakes para um outro nível: um novo tipo de IA que consegue criar vídeos deepfake de maneira bem mais precisa do que as tecnologias atuais.

O algoritmo criado pela Nvidia se diferencia das atuais IAs usadas em vídeos deepfakes especialmente em dois pontos: o primeiro deles é que, enquanto as IAs atuais necessitam de uma grande base de dados (vídeos ou fotos) da pessoa ou objeto que se quer introduzir digitalmente em um vídeo, a nova IA da Nvidia consegue fazer isso com apenas uma única foto da pessoa. A segunda diferença está na capacidade de alterações possíveis: enquanto as IAs atuais apenas conseguem fazer apenas a troca de objetos já presentes no vídeo (por exemplo, trocar um rosto pelo outro), a da Nvidia consegue, a partir de uma foto, criar até mesmo movimentos realistas baseado na imagem base.

No vídeo divulgado pela empresa mostrando alguns usos da IA, é possível ver que, a partir de uma única foto de corpo inteiro de qualquer pessoa, dá para criar um vídeo onde ela aparece dançando toda uma coreografia complexa. A IA da Nvidia também permite que a partir de qualquer vídeo feito com um celular (como um Stories para o Instagram) se faça a transposição dos movimentos da boca da pessoa para a de outro vídeo - permitindo, por exemplo, a criação de um vídeo onde alguma celebridade está falando o que quer que você queira que ela fale.

Outra possibilidade é no uso de aplicativos de mapas, permitindo fazer modificações digitais em gravações de câmeras automobilísticas.

Continua após a publicidade

O sistema criado pela Nvidia funciona criando “modelos” de animações a partir de vídeos adicionados em seu banco de dados, e a partir daí consegue escanear qualquer imagem e incluí-la nesses modelos gerados de forma “realista”. Colocamos a palavra entre aspas porque ainda não é possível dizer se a IA realmente funciona tão bem quanto a Nvidia está vendendo, já que o vídeo divulgado pela empresa utiliza apenas imagens de baixa definição, sendo impossível garantir que esses vídeos de pessoas dançando gerados a partir de poucas fotos realmente não possuem defeitos visíveis em uma qualidade maior.

Mas, caso essa nova IA da Nvidia realmente consiga entregar o que promete, ela deverá trazer várias novas possibilidades de uso para a indústria do entretenimento - principalmente a dos videogames, que atualmente necessitam utilizar esquemas de capturas de movimento extremamente caros e complicados para fazer com que a movimentação dos personagens seja realista.

Ao mesmo tempo, este tipo de IA pode também criar uma nova ameaça para a sociedade como um todo. Como já explicamos em nossa série de reportagens especiais sobre deepfakes, é cada vez mais difícil identificar se um vídeo publicado na internet é real ou não, e uma melhoria em IAs deste tipo só tornará um cenário que já é complicado ainda mais complexo.

Continua após a publicidade

Fonte: The Next Web