Publicidade

Microsoft usa IA para eliminar ruídos de fundo durante captação de som

Por| 05 de Novembro de 2019 às 11h05

Link copiado!

Unplash
Unplash

O Azure tem ajudado a Microsoft a realizar feitos incríveis com aprendizado de máquina e inteligência artificial (IA) em seu sistema de reconhecimento vocal. Com isso, ela pode ensinar as máquinas a criarem legendas automaticamente durante os bate-papos e reuniões e aprimorar a detecção dos aplicativos de tradução em tempo real. Agora, a empresa dá um passo adiante e trabalha para reduzir os ruídos de fundo.

Mas por que exatamente isso é importante? Bem, pense em você acionando uma assistente digital enquanto está com a TV ligada e outras pessoas conversando ao seu redor. Para que o computador entenda seus comandos e o contexto, assim como as pausas e variações das palavras e frases, é preciso que o registro de áudio seja bastante preciso.

E é isso que a Microsoft vem realizando. A gigante do software disse na segunda-feira (4) ter criado novas formas de eliminar os barulhos desnecessários de um ambiente aberto no meio da rua, no local de trabalho ou em uma cafeteria. A nova tecnologia, incorporada ao serviço de vídeo Microsoft Stream, promete "silenciar facilmente o ruído de fundo com apenas um clique".

Redução de ruído pode ser usada em outras frentes

Continua após a publicidade

Chamado de Voice Enhance, a novidade do Microsoft Stream conta com um ícone especial e vem embutido nos vídeos em que essa tecnologia pode ser aplicada. Para usar, é só clicar ali e ouvir o resultado na mesma hora. Veja no exemplo abaixo:

Christina Torok, gerente de marketing da Microsoft para o Stream, afirmou que a empresa testou esse recurso em salas de conferências e canteiros de obras movimentados, entre outros locais. A Microsoft não quis falar muito sobre o futuro desse sistema de IA para redução de ruído, mas não é difícil imaginar o uso e, outros produtos e serviços — afinal, as pessoas estão pagando US$ 249 nos AirPods 2, anunciados no mês passado, justamente porque esse é um dos destaques dos fones de ouvido da Apple.

Fonte: CNet