Microsoft explica como sua IA bateu o recorde mundial de Ms. Pac-Man

Por Eduardo Hayashi | 14 de Maio de 2018 às 15h04

Em junho de 2017 a Microsoft divulgou os seus resultados com o desenvolvimento de um sistema de inteligência artificial que foi capaz de quebrar todos os recordes mundiais do jogo clássico Ms. Pac-Man. Com isso, a pontuação máxima alcançada por um humano, de 266.330, foi superada com o placar perfeito de 999.900.

Para dar mais detalhes sobre o funcionamento da IA, a gigante de Redmond fez uma apresentação mais detalhada sobre o assunto durante a conferência Build. Na ocasião, a companhia apresentou detalhes sobre o seu sistema, chamado de "Reinforcement Learning" (Aprendizado Reforçado), cuja principal função é fazer com que a máquina entenda melhor a noção de recompensas cumulativas para tomar as melhores decisões no game.

Ainda de acordo com a companhia, a equipe de desenvolvimento utilizou o Reinforcement Learning para dividir os principais objetivos do game e criar "agentes" para analizar diferentes seções de cada fase e, com isso, enviar todas estes dados a um "agente sênior", que, por sua vez, escolheria o melhor movimento para cada situação.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Por fim, a Microsoft destacou que este método de análise de recomendações de diferentes vetores para atingir uma meta em larga escala pode ser um componente muito importante para o aprimoramento de assistentes inteligentes, a exemplo da Cortana, auxiliando na forma como os sistemas lidam com o processamento de linguagem natural e de locais.

Caso queira acompanhar a apresentação sobre o assunto na íntegra, confira o vídeo a seguir (em inglês):

Fonte: MSPowerUserMicrosoft (Youtube)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.