Microsoft explica como sua IA bateu o recorde mundial de Ms. Pac-Man
Por Eduardo Hayashi |

Em junho de 2017 a Microsoft divulgou os seus resultados com o desenvolvimento de um sistema de inteligência artificial que foi capaz de quebrar todos os recordes mundiais do jogo clássico Ms. Pac-Man. Com isso, a pontuação máxima alcançada por um humano, de 266.330, foi superada com o placar perfeito de 999.900.
Para dar mais detalhes sobre o funcionamento da IA, a gigante de Redmond fez uma apresentação mais detalhada sobre o assunto durante a conferência Build. Na ocasião, a companhia apresentou detalhes sobre o seu sistema, chamado de "Reinforcement Learning" (Aprendizado Reforçado), cuja principal função é fazer com que a máquina entenda melhor a noção de recompensas cumulativas para tomar as melhores decisões no game.
Ainda de acordo com a companhia, a equipe de desenvolvimento utilizou o Reinforcement Learning para dividir os principais objetivos do game e criar "agentes" para analizar diferentes seções de cada fase e, com isso, enviar todas estes dados a um "agente sênior", que, por sua vez, escolheria o melhor movimento para cada situação.
Por fim, a Microsoft destacou que este método de análise de recomendações de diferentes vetores para atingir uma meta em larga escala pode ser um componente muito importante para o aprimoramento de assistentes inteligentes, a exemplo da Cortana, auxiliando na forma como os sistemas lidam com o processamento de linguagem natural e de locais.
Caso queira acompanhar a apresentação sobre o assunto na íntegra, confira o vídeo a seguir (em inglês):
Fonte: MSPowerUser, Microsoft (Youtube)