Microsoft desenvolve Inteligência Artificial capaz de desenhar o que você pedir

Por Redação | 19 de Janeiro de 2018 às 11h14
photo_camera Reprodução/RooxEdition

Para mostrar que está inovando com a Inteligência Artificial, a Microsoft anunciou nesta semana o desenvolvimento de mais um projeto. A empresa fundada por Bill Gates projetou um bot capaz de criar qualquer desenho com base em orientações de texto.

Segundo os pesquisadores da companhia, o robô pode criar uma variedade de imagens desde as mais simples até as mais complexas. O programa foi treinado com a ajuda de imagens e suas descrições para poder apreender e relacionar as palavras com suas figuras.

Os exemplos abaixo mostram que foram fornecidas descrições simples para o desenvolvimento da imagem, como os termos "pássaro", "vermelho", "preto", "amarelo", "com bico pequeno", entre outros.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Foram usados dois modelos de aprendizado de máquina no desenvolvimento da tecnologia, sendo um capaz de gerar imagens com descrições em texto e outro que usa as descrições para verificar a autenticidade das imagens geradas.

"Se você entrar no Bing e procurar por um pássaro, você verá a foto de um. Mas aqui as imagens são criadas pelo computador, pixel por pixel, desde o começo. Esses pássaros podem não existir no mundo real — eles são apenas a representação da imaginação que nossos computadores têm de pássaros", comentou Xiaodong He, pesquisador que lidera o projeto.

A Microsoft complementa que o sistema ainda não está perfeito e que, se olharem as imagens de perto, ainda é possível ver falhas e perceber que foram feitas por máquinas. No entanto, a empresa garante que a tecnologia está próxima de ser comparada com a inteligência humana.

Fonte: Microsoft

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.