Publicidade

Microsoft desenvolve Inteligência Artificial capaz de desenhar o que você pedir

Por| 19 de Janeiro de 2018 às 11h14

Link copiado!

Reprodução/RooxEdition
Reprodução/RooxEdition

Para mostrar que está inovando com a Inteligência Artificial, a Microsoft anunciou nesta semana o desenvolvimento de mais um projeto. A empresa fundada por Bill Gates projetou um bot capaz de criar qualquer desenho com base em orientações de texto.

Segundo os pesquisadores da companhia, o robô pode criar uma variedade de imagens desde as mais simples até as mais complexas. O programa foi treinado com a ajuda de imagens e suas descrições para poder apreender e relacionar as palavras com suas figuras.

Os exemplos abaixo mostram que foram fornecidas descrições simples para o desenvolvimento da imagem, como os termos "pássaro", "vermelho", "preto", "amarelo", "com bico pequeno", entre outros.

Continua após a publicidade

Foram usados dois modelos de aprendizado de máquina no desenvolvimento da tecnologia, sendo um capaz de gerar imagens com descrições em texto e outro que usa as descrições para verificar a autenticidade das imagens geradas.

"Se você entrar no Bing e procurar por um pássaro, você verá a foto de um. Mas aqui as imagens são criadas pelo computador, pixel por pixel, desde o começo. Esses pássaros podem não existir no mundo real — eles são apenas a representação da imaginação que nossos computadores têm de pássaros", comentou Xiaodong He, pesquisador que lidera o projeto.

A Microsoft complementa que o sistema ainda não está perfeito e que, se olharem as imagens de perto, ainda é possível ver falhas e perceber que foram feitas por máquinas. No entanto, a empresa garante que a tecnologia está próxima de ser comparada com a inteligência humana.

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft