Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft demonstra Xiaoice, seu chatbot social de mais de 500 milhões de amigos

Por| 22 de Maio de 2018 às 14h16

Link copiado!

Microsoft demonstra Xiaoice, seu chatbot social de mais de 500 milhões de amigos
Microsoft demonstra Xiaoice, seu chatbot social de mais de 500 milhões de amigos

Enquanto a demonstração do Google Duplex deixou todo mundo maravilhado e assustado durante o Google I/O, a Microsoft vem fazendo testes com uma tecnologia similar de interface de comunicação no mercado chinês com mais de 500 milhões de usuários. Nesta terça-feira (22), durante um evento sobre inteligências artificiais em Londres, Satya Nadella, CEO da Microsoft, exibiu o bot social Xiaoice, e revelou: "ele tem seu próprio programa de TV, escreve poesias e faz muitas coisas interessantes".

Até o momento, Xiaoice tem se comunicado com seus amigos virtuais majoritariamente por mensagens de texto. Entretanto, desde o início de 2018 a Microsoft tem iniciado testes onde a IA liga para seus contatos e mantém conversas em áudio com os amigos virtuais. Não é um uso semelhante ao que foi demonstrado pelo Google Duplex porque Xiaoice não entra em contato com pessoas desconhecidas para solicitar uma reserva de serviço, mas a IA é capaz de manter conversações amigáveis. Até o momento, a IA tem mais de um milhão de chamadas feitas, mas apenas em mandarim.

As interações do Xiaoice são tão impressionantes quanto as demonstradas pelo Google Duplex. Com a habilidade de prever as probabilidades do que os humanos dirão em seguida, a IA dá respostas naturais e rápidas. A repórter Angela Chen, do The Verge, é fluente em mandarim e estava presente no evento, relatando que a voz do Xiaoice "soa muito bem".

Apesar da popularidade da Xiaoice entre os usuários chineses, aqui no Ocidente a IA ainda é bastante desconhecida. Quando pensamos em Microsoft e IAs capazes de interagir, logo pensamos na assistente Cortana, que ainda é bastante limitada quando comparada aos assistentes da concorrência. Vale lembrar, ainda, da tentativa frustrada da Microsoft de testar um chatbot em inglês, o Tay. Em menos de um dia ele foi retirado de circulação por exibir discursos racistas no Twitter.

Continua após a publicidade

Talvez o traumático episódio contribua para que a empresa esteja sendo extra cautelosa ao tentar novamente lançar um bot falante em inglês. Mas agora, com a demonstração do Xiaoice, é indiscutível que a Microsoft detém o conhecimento de como criar bots interativos com tanto poder comunicativo quanto as concorrentes.

Veja, abaixo, a demonstração de uma conversa entre Xiaoice e um humano:

Fonte: The Verge