Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

McAfee revela solução de IA para combater deepfake de áudio

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Janeiro de 2024 às 12h30

Link copiado!

Reprodução/McAfee
Reprodução/McAfee
Tudo sobre McAfee

A empresa especializada em segurança digital McAfee revelou uma nova solução com emprego de inteligência artificial para identificar deepfake de áudio. A tecnologia, batizada de Projeto Mockingbird, foi desenvolvida para proteger as pessoas de criminosos que utilizam áudios fabricados ou manipulados para realizar golpes e roubar dinheiro ou dados pessoais.

A novidade é um produto da McAfee Labs, a divisão de inovação e inteligência contra ameaças da McAee, e está atualmente em demonstração na CES 2024 — que vai até sexta-feira (12) em Las Vegas, nos Estados Unidos.

IA contra deepfake de áudio

Continua após a publicidade

Segundo a empresa, o Projeto Mockingbird usa modelos de detecção contextual, comportamental e por categoria para identificar se o áudio de um vídeo foi gerado por IA ou manipulado digitalmente.

Com uma taxa de precisão de 90%, a ferramenta pode impedir a propagação de áudios maliciosos — como deepfakes e cheapfakes — e ajudar as pessoas a distinguir conteúdos reais de materiais manipulados em um cenário tecnológico cada vez mais desafiador.

Atualmente, cibercriminosos podem utilizar recursos tecnológicos de clonagem de voz para se passarem por um membro da família em apuros e aplicar golpes financeiros em suas vítimas.

Outra forma de manipulação de áudio é a alteração de discursos de figuras públicas, como políticos, âncoras de jornais ou celebridades, com a inserção de trechos falsos na fala. Essa técnica, chamada de cheapfake, pode mostrar pessoas respeitadas dizendo coisas que jamais falariam — com grande impacto na sua reputação, carreira ou campanha.

De acordo com a McAfee, os modelos de IA do Projeto Mockingbird realizam uma análise estrutural e comportamental sobre os materiais para identificar os tipos de ameaças e rastrear as origens dos dados. Segundo a empresa, a solução ajuda as pessoas a compreender o mundo digital e a avaliar a probabilidade de um conteúdo ser manipulado.

O diretor de tecnologia da McAfee. Steve Grobman, comentou sobre a novidade em comunicado: “Assim como uma previsão do tempo indicando 70% de chance de chuva ajuda você a planejar seu dia, nossa tecnologia fornece insights para você tomar decisões informadas sobre se o conteúdo é o que parece ser.”

A solução da empresa atende a uma crescente preocupação das pessoas sobre a evolução dos modelos de inteligência artificial e a facilidade de geração de conteúdos falsos, ao mesmo tempo que destaca a necessidade de inovação contínua nas medidas de segurança para acompanhar esse avanço das IAs generativas.