Publicidade

Mais de 2 bilhões de pessoas usam os resumos de IA na busca, diz Google

Por  | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech
Tudo sobre Google

O Google informou que mais de dois bilhões de pessoas usam os resumos feitos por IA no buscador a cada mês. O recurso foi lançado ao público geral no ano passado e já domina o cenário das pesquisas em todo o mundo.

As informações foram trazidas pelo CEO da empresa, Sundar Pichai, na conferência de resultados trimestrais da Alphabet (controladora do Google) na última quarta-feira (26). 

Vale destacar o crescimento da base de usuários: o número era de 1,5 bilhão de pessoas no primeiro trimestre de 2025 — ou seja, um crescimento de 500 milhões de novos usuários em apenas um trimestre.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Parte do sucesso se deve à estratégia da Big Tech de levar o recurso para mais lugares, já compatível com 200 países e 40 idiomas diferentes. Além disso, o desenvolvimento de novos modelos mais inteligentes integrados ao buscador permite criar resumos mais rápidos e para mais termos de pesquisa.

Modo de IA da busca também cresce

O AI Mode pode ser encarado como uma evolução do uso de IA nas buscas pelo Google: no lugar de mostrar apenas um resumo e depois os principais links correspondentes, a ferramenta cria uma página completa com textos e imagens, além de oferecer espaço para continuar a conversa com outros prompts. 

A ferramenta está disponível somente nos Estados Unidos e na Índia, mas já mostra sinais de sucesso ao atingir a marca de 100 milhões de usuários ativos, segundo a empresa.

Os avanços também levantam discussões sobre o futuro dos sites que dependem de acessos por tráfego orgânico, já que as IAs oferecem as principais informações antes do clique nestas páginas. Vale lembrar também que a empresa pretende usar a tecnologia para resumir notícias em destaque no Google Discover, feed com conteúdos personalizados para usuários.

Gemini perto da marca de 500 milhões de usuários

O aplicativo do Gemini também registrou crescimento no último trimestre, de acordo com os dados publicados pela empresa. O assistente chegou à marca de 450 milhões de usuários ativos mensais e teve um aumento de 50% nos pedidos diários em comparação com o período anterior. 

Continua após a publicidade

Para efeito de comparação, o app tinha cerca de 350 milhões de usuários em abril deste ano, de acordo com documento da empresa enviado ao Departamento de Justiça dos EUA. Apesar de usarem fontes de dados diferentes, a OpenAI alega que o ChatGPT tem 500 milhões de usuários ativos por semana.

Além de receber modelos de IA mais poderosos e suporte ao Veo 3 para gerar vídeos, o Gemini é ativado por padrão em novos modelos de celulares Android, o que pode justificar a alta.

E por falar no Veo 3, a Big Tech informou que mais de 70 milhões de vídeos já foram gerados com a ferramenta desde o lançamento, em maio deste ano.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: o paradoxo do Gemini