Publicidade

Lixo eletrônico | Pesquisa revela que mais de 50% da Internet agora é slop de IA

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti |  • 

Compartilhe:
Imagem: Graphite
Imagem: Graphite

Se você não aguenta conteúdo de IA no feed, saiba que não é impressão sua e que você não está sozinho. Recentes pesquisas indicam que mais da metade de todo o conteúdo online agora pode ser classificado como “slop de IA”, um termo informal para conteúdos gerados por máquinas que nem sempre apresentam qualidade elevada.

Segundo um estudo da empresa de SEO Graphite, que analisou uma amostra de 65.000 artigos publicados entre 2020 e 2025, a quantidade de textos criados por IA aumentou rapidamente após o lançamento público do ChatGPT em novembro de 2022. Enquanto em 2022 apenas cerca de 10% do conteúdo era automatizado, o número saltou para mais de 40% em 2024, chegando a ultrapassar temporariamente os artigos humanos em novembro do mesmo ano.

A estabilização do conteúdo gerado por IA

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Apesar do crescimento acelerado, o estudo mostra que o aumento de conteúdo automatizado atingiu um platô. Atualmente, o equilíbrio entre textos humanos e textos gerados por IA está próximo de 50-50%, com uma predominância de artigos de máquina em maio de 2025.

Isso sugere que, embora a IA domine uma parte significativa da internet, os escritores humanos ainda desempenham um papel importante na produção de conteúdo de qualidade.

Para identificar se um artigo foi produzido por IA, a Graphite utilizou o detector Surfer. O estudo revelou que essa ferramenta apresenta uma taxa de falsos positivos de 4,2% e uma taxa de falsos negativos de 0,6%. Ou seja, há margem de erro na classificação, especialmente considerando que muitos criadores estão usando a IA como apoio, mesclando escrita humana e automatizada.

Impactos e tendências futuras

O relatório também sugere que grandes plataformas de busca, como Google, priorizam conteúdo humano. Apenas 14% dos artigos que aparecem nos resultados de pesquisa são gerados por IA, e textos automatizados tendem a receber menor classificação. Especialistas afirmam que a colaboração entre humanos e IA está se tornando mais uma simbiose do que uma substituição total, preservando a relevância da escrita humana na web.

Leia também:

VÍDEO | Todo mundo ODEIA a Inteligência Artificial

Continua após a publicidade

Fonte: Five Percent, Futurism