Publicidade

Inteligência Artificial da IBM cria roteiro emocionante para comercial de carros

Por| 19 de Novembro de 2018 às 15h23

Link copiado!

Inteligência Artificial da IBM cria roteiro emocionante para comercial de carros
Inteligência Artificial da IBM cria roteiro emocionante para comercial de carros

A Lexus, divisão de carros de luxo da Toyota, acaba de anunciar o primeiro comercial roteirizado por uma Inteligência Artificial para o lançamento europeu do Lexus ES.

O sistema de Inteligência Artificial utilizado é o Watson da IBM, que fez o roteiro dirigido pelo cineasta escocês Kevin Macdonald, ganhador do Oscar de 2000 com seu documentário One Day in September, de 1999. Para quem achava que uma Inteligência Artificial seria incapaz de compreender as emoções humanas e explorar essas sensações em uma peça publicitária, basta conferir a reprodução do comercial abaixo para constatar o contrário:

Na peça publicitária, podemos ver o artesão responsável pela fabricação do Lexus ES emocionado com sua criação. Em seguida, vemos os olhos do artesão japonês se encherem de lágrimas quando o veículo está prestes a participar de um teste de colisão frontal. Tenso, ele assiste ao teste, que não resulta em uma batida graças ao sistema automático de frenagem de emergência. O criador fica feliz ao ver que seu produto está bem, não deixando dúvidas que a IA deu um tom humanizado ao carro.

Continua após a publicidade

Além da equipe do IBM Watson, o anúncio também contou com a agência de criação que vem acompanhando a Lexus, a The&Partnership London, e a Visual Voice Global, uma empresa especializada em geração de mídia micro-personalizada e interativa. Segundo a Visual Voice, a IA foi treinada nos últimos 15 anos, sendo submetida a anúncios premiados de automóveis e também a resultados de um estudo acadêmico realizado pela MindX, da Universidade de New South Wales, acerca da natureza da intuição humana. Daí deriva o título da peça publicitária, Driven by Intuition, que pode ser traduzido livremente como Dirigido pela Intuição.

"A maneira charmosa e simplista que a IA escreveu a história era fascinante em sua interpretação da emoção humana, e ainda assim inesperada o suficiente para dar ao filme uma vantagem claramente não humana", definiu o aclamado diretor Kevin Macdonald.

Fonte: CNET