IA sinaliza conteúdo prejudicial a crianças no TikTok, Insta e YouTube para pais
Por Nathan Vieira • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

As redes sociais trouxeram novos desafios para pais que buscam proteger filhos de conteúdos inadequados para a idade ou prejudiciais à sua formação. Nesse contexto, surge o Sway.ly, um aplicativo que utiliza inteligência artificial para identificar material nocivo em plataformas como TikTok, Instagram e YouTube, mas sem bloquear o acesso.
- IA para crianças? Elon Musk planeja lançar o Baby Grok
- Diretrizes da Meta permitiam que a IA envolvesse criança em "conversas sensuais"
O Sway.ly monitora feeds de redes sociais em tempo real, sinalizando conteúdos potencialmente prejudiciais.
Entre os tipos de material analisado estão:
- Mensagens de ódio;
- Misoginia;
- Padrões corporais irreais;
- Violência;
- Desinformação.
O diferencial do sistema baseado em IA é que ele não impede o acesso às redes sociais, mas alerta pais e filhos sobre o risco, explica os motivos e oferece orientações sobre como lidar com essas situações. De acordo com informações da própria empresa, a IA é constantemente atualizada para acompanhar novas tendências e formas de conteúdo nocivo novos que aparecem todos os dias em novas "trends".
Alcance e dispositivos
Para funcionar, o aplicativo precisa ser instalado no dispositivo do responsável e no principal aparelho usado pela criança, como um tablet ou celular. A partir daí, o assistente de IA acompanha as contas de redes sociais diretamente, independentemente do aparelho ou local de acesso.
O sistema também mantém a privacidade dos usuários, compartilhando informações apenas com membros da família vinculados à conta ou quando for exigido por lei.
Tipos de conteúdo analisados
O Sway.ly monitora 39 tipos de risco em 10 áreas, incluindo superexposição a conteúdos adultos, assédio, autoimagem, comportamentos de risco, notícias alarmantes e publicidade enganosa. A proposta é fornecer informações detalhadas para que pais e filhos entendam melhor os efeitos do conteúdo digital que a criança está consumindo, sem depender exclusivamente de filtros tradicionais de bloqueio completos.
Embora as restrições existentes em plataformas de redes sociais tentem limitar conteúdos prejudiciais, muitas crianças continuam expostas a narrativas tóxicas e mensagens que afetam sua percepção de si mesmas e do mundo. Ferramentas como a IA do Sway.ly podem auxiliar na identificação e compreensão desses conteúdos, promovendo decisões mais conscientes sobre o uso das redes sociais em família.
Você pode baixar e testar gratuitamente por sete dias o recurso em sway.ly.
Leia também:
- Google planeja liberar Gemini para crianças com supervisão parental, diz jornal
- Character.AI | Chatbot com falsas personas de famosos não é seguro para menores
VÍDEO | Dicas de uso de celular para crianças
Fonte: Sway.ly