Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IA que fixa olhar na câmera deixa pessoas com cara de psicopata

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Janeiro de 2023 às 17h09

Link copiado!

Reprodução/Nvidia
Reprodução/Nvidia

A Nvidia lançou a versão beta do seu recurso de inteligência artificial que foca o olhar na câmera, mesmo se a pessoa estiver olhando para outro lugar. O Eye Contact é uma ferramenta pensada para videoconferências e transmissões ao vivo, cujo objetivo é ajudar o usuário a manter contato visual com os demais.

A premissa parece boa, mas a execução pode ser um tanto quanto assustadora. A IA faz um ajuste artificial no rosto das pessoas na tentativa de deixar o olhar natural, mas o resultado é bizarro em algumas situações: olhos maiores, face distorcida e aparência robotizada. Imagine conversar com alguém que fique fixamente encarando você na câmera.

Continua após a publicidade

O jornalista Jarred Wilson, da Tom's Hardware, experimentou uma versão beta em uma placa RTX 4090, o topo de linha da Nvidia. Ele disse que as pupilas se moviam para frente e para trás, saindo do lugar em alguns momentos, dando a impressão de que ele estava possuído por alguma entidade maligna.

Já outro profissional da imprensa, o jornalista Tom Warren, do The Verge, se mostrou animado com a solução. Ele disse que ainda não é uma tecnologia perfeita, mas que o resultado impressiona.

O podcaster TheCroShow exibiu os momentos exatos nos quais ligou e desligou a tecnologia, permitindo ver claramente a aplicação da IA. No caso dele, que estava olhando para baixo o tempo inteiro, a repentina revirada de olhos deu um ar de psicopata, típico dos assassinos de filme de terror. Veja a seguir:

Continua após a publicidade

IA de olhar fixado na câmera

A ferramenta é parte do pacote Nvidia Broadcast, um conjunto de softwares pensados para ajudar os streamers. Talvez não seja o ideal para quem passa horas na frente do PC conversando com o chat, mas pode ser uma ferramenta útil nas videochamadas mais breves.

Se você tem um chefe controlador, por exemplo, poderá usar a ferramenta enquanto checa seus e-mails na tela alternativa ou desvia a atenção para uma mensagem do WhatsApp. É uma boa solução também para quem gosta de transmitir confiança para o outro, tendo uma conversa com um ar mais sincero.

Continua após a publicidade

A dúvida que fica é: existe a necessidade de se conversar "olhando no olho" da outra pessoa via internet? Pessoalmente, isso é importante, mas transformar um objeto inanimado como uma câmera em um órgão humano não parece exagero?

Vale lembrar que a solução ainda está em fase beta, portanto pode passar por mais ajustes para naturalizar o resultado. Não há uma data de lançamento prevista para a versão estável do Eye Contact.