IA que cria músicas Udio é lançada por ex-funcionários do Google
Por Ricardo Syozi • Editado por Douglas Ciriaco |
A empresa estadunidense Udio lançou um aplicativo de mesmo nome que utiliza IA para criar música a partir de comandos de texto. Basta descrever o estilo e o tema para que o modelo de inteligência artificial faça a criação para você, mas se preferir, também é possível escolher gênero e letras a partir das sugestões da ferramenta.
- Adobe trabalha em IA para criar música a partir de texto
- 7 IAs para criar música que você pode testar sozinho
Até 1.200 músicas por mês
O Udio foi criado em dezembro do ano passado por ex-funcionários e pesquisadores do laboratório de IA Google DeepMind, passou por um período de testes e finalmente foi liberado para o público em abril de 2024.
Para usar o app sem pagar nada, é preciso se inscrever com uma conta do Google, X (ex-Twitter) ou Discord — também é necessário definir um nome de usuário. A partir daí, o interessado pode gerar até 1.200 músicas por mês gratuitamente.
Além disso, há as opções de adicionar elementos como letra, introdução ou outras seções antes de concluir a faixa. Se gostar do que foi gerado pela IA, você pode fazer o download do conteúdo, compartilhar nas redes sociais ou publicar na comunidade do Udio.
A ferramenta está disponível em sua versão Beta e pode ser acessada por qualquer entusiasta de músicas dos mais diversos gêneros.
Como gerar música no Udio
Todo o processo leva menos de um minuto e pode ser feito por qualquer navegador, seja no computador ou celular. Você pode digitar o comando em português, pois o app compreende diferentes idiomas. As faixas têm cerca de 33 segundos, mas podem ser editadas posteriormente — para começar a gerar, siga estas instruções:
- Acesse udio.com;
- Faça login;
- Digite a descrição (em inglês) da música na barra superior;
- Clique em “Create”.
É importante destacar que o Udio não é a primeira ferramenta que usa IA para gerar música, apps como o MusicGen da Meta e o MusicLM do Google foram anunciados em 2023.