Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IA da Meta não consegue gerar casais de etnias diferentes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Abril de 2024 às 11h18

Link copiado!

Upklyak/Freepik
Upklyak/Freepik

Parece que a inteligência artificial generativa da Meta — dona de Facebook, Instagram e WhatsApp — apresenta dificuldades em gerar imagens com casais de etnias diferentes. Segundo uma publicação do site The Verge, inúmeras tentativas de criar uma imagem com um homem asiático e uma mulher caucasiana não tiveram resultados adequados, apresentando apenas casais de uma mesma etnia.

Meta IA não sabe diferenciar etnias

A Meta lançou sua IA generativa em dezembro do ano passado, mas destaca que o modelo ainda está em fase Beta — ela inclusive ainda não está disponível no Brasil. Mesmo assim, testes mostram que a tecnologia simplesmente não consegue gerar exatamente a imagem solicitada.

Continua após a publicidade

De acordo com a reportagem do The Verge, “dezenas de tentativas” foram feitas para criar uma imagem com um casal no qual o homem é de uma nacionalidade e a mulher é de outra. Comandos como “homem asiático e amiga caucasiana” e “homem asiático e esposa branca” foram feitos, mas apenas uma vez a inteligência artificial acertou as raças pedidas.

Após diversos experimentos, finalmente o repórter teve um resultado positivo. Foi necessário usar frases que destacam a região asiática, mais especificamente o Sul do continente. Além disso, quando o teste apontou uma amiga africana, a inteligência artificial da Meta finalmente correspondeu com êxito.

Para a IA da Meta, Ásia é uma coisa só

O mais preocupante no contexto dos testes é que a inteligência artificial da empresa de Mark Zuckerberg parece não saber que na Ásia há mais nacionalidades fora o Japão, China e Coréias.

Vale lembrar que a Índia é uma nação asiática e, além disso, é o país mais populoso do planeta. No entanto, em nenhuma das tentativas, a Meta IA ofereceu uma imagem com uma pessoa indiana.

Em outras palavras, a dona do Facebook e Instagram precisa de muito aprimoramento para começar a acertar os comandos.

Se você quiser tirar suas próprias conclusões, é importante destacar que a Meta IA só está disponível nos Estados Unidos, então vale experimentar outras plataformas como o Midjourney e o DALL-E da OpenAI nos seus testes.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge