Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IA consegue recriar vídeos que você viu com base em suas ondas cerebrais

Por| 26 de Novembro de 2019 às 18h20

Link copiado!

IA consegue recriar vídeos que você viu com base em suas ondas cerebrais
IA consegue recriar vídeos que você viu com base em suas ondas cerebrais

Os avanços a passos largos da inteligência artificial (IA) ainda surpeendem, e em algumas ocasiões chegam até a assustar, com novidades que a gente acha que estavam distantes da realidade. Um exemplo disso é um estudo lançado recentemente pelos funcionários da Neurobotics com o Instituto de Física e Tecnologia de Moscou para o projeto NeuroNet NTI Assistive Neurotechnology: os pesquisadores russos desenvolveram uma IA que pode reproduzir quais vídeos as pessoas estavam assistindo ao analisar suas ondas cerebrais.

Grigory Rashkov - da empresa russa de pesquisa - e seus colegas treinaram essa inteligência artificial usando videoclipes de diferentes objetos e gravações de ondas cerebrais das pessoas que os assistiam. As gravações foram feitas usando um eletroencefalograma, e os videoclipes incluíam cenas da natureza, pessoas em jet skis e expressões humanas. "Como parte do projeto NeuroNet NTI Assistive Neurotechnology, os funcionários do grupo empresarial Neurobotics e o Instituto de Física e Tecnologia de Moscou treinaram redes neurais para recriar imagens da atividade elétrica do cérebro. No futuro, essa descoberta criará um novo tipo de dispositivo para reabilitação pós-AVC", declara a empresa ao colocar no YouTube o vídeo dessa tecnologia na prática:

Visualmente, essa inteligência artificial demonstra sucesso ao recriar os principais temas das imagens, como formas e cores. Detalhes mais sutis, como os encontrados em rostos humanos, são mais difíceis de recriar, com a maioria aparecendo distorcida. "As inteligências artificiais de leitura da mente ainda estão apenas lendo superficialmente o pensamento humano", explica Victor Sharmas, da Universidade do Arizona. “O que estamos vendo atualmente é uma caricatura da experiência humana, mas nada remotamente se assemelha a uma reprodução precisa", diz ele.

Continua após a publicidade

De qualquer forma, é certo prever que a tecnologia será aperfeiçoada com o tempo.

Fonte: NewScientist