Publicidade

IA Claude será capaz de controlar o Chrome para você

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Emanuele Almeida/Canaltech
Emanuele Almeida/Canaltech

A Anthropic anunciou uma nova extensão da IA Claude para o navegador Chrome. Além de servir como um atalho rápido para conversar com o chatbot, a ferramenta tem recursos agênticos para fazer ações no lugar do usuário, como verificar e-mails e fazer reservas em sites.

Por enquanto, a novidade está em fase de prévia e vai funcionar apenas com mil testadores. A empresa quer coletar o feedback da experiência e ainda tem preocupações com relação à segurança do assistente.

A seguir, entenda:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  • Como a extensão funciona?
  • Como usar o Claude pelo Chrome
  • Sinal de alerta com segurança
  • Nova era dos navegadores com agentes de IA

Como a extensão funciona?

O Claude vai funcionar a partir de um painel lateral no Chrome. Ao acessá-lo, a IA consegue identificar o conteúdo das páginas abertas, realizar ações no próprio navegador e ainda funcionar como um chatbot convencional.

A Anthropic destaca habilidades como:

  • Clicar em botões nos sites;
  • Preencher formulários;
  • Marcar reuniões;
  • Verificar a caixa de e-mails;
  • Avaliar o contexto entre todas as abas abertas. 

A decisão final é sempre do usuário quando o assistente se depara com uma ação, mas o agente pode ajudar a economizar tempo nessas tarefas.

Como usar o Claude pelo Chrome

Continua após a publicidade

Por enquanto, o recurso passa por testes limitados: apenas mil assinantes do plano Max vão receber uma versão de testes. Há uma lista de espera para interessados no site da IA (claude.ai/chrome).

Sinal de alerta com segurança

A Anthropic mostra preocupação com a segurança envolvendo o uso da extensão, principalmente com os ataques de injeção de prompt — quando o site tem alguma configuração maliciosa e induz a IA a executar ações que podem prejudicar o usuário.

Num dos testes publicados, a extensão sofreu um ataque do tipo no qual resultou na exclusão da conta dos e-mails do usuário. A situação foi posteriormente corrigida, mas a empresa quer usar o período limitado de testes para aparar outras possíveis arestas na área de cibersegurança.

Continua após a publicidade

Nova era dos navegadores com agentes de IA

O Claude segue uma tendência comum no mercado: agentes de IA capazes de executar ações em navegadores. A Perplexity e a Opera lançaram novos browsers já adaptados à tecnologia, mas a Anthropic decidiu incorporar o recurso a um software já existente (e que domina o segmento).

A OpenAI também já entrou na onda com o ChatGPT Agent — a ferramenta funciona dentro do ChatGPT, mas conta com um navegador ativo para fazer as tarefas.

Leia também: 

Continua após a publicidade

VÍDEO: a IA vai substituir os médicos?