Google vai usar Gemini para escutar ligações e detectar golpes
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google revelou que a IA Gemini Nano poderá ser usada no futuro para escutar as ligações no Android e emitir um alerta em tempo real se reconhecer padrões associados a golpes e fraudes. O recurso será possível em versões futuras do sistema operacional da companhia com a integração do Gemini Nano de forma nativa nos aparelhos.
- Google I/O | Google prepara IA que enxerga o mundo e interage com ele
- Google I/O | IA do Google vai planejar sua rotina e fazer buscas complexas
A medida de segurança também será opcional, e as pessoas poderão desativar a ferramenta caso não se sintam seguras com a IA “escutando” suas conversas no celular. Vale ressaltar, no entanto, que o Gemini Nano será executado diretamente no aparelho, portanto não haverá envio de informações para processamento na nuvem — o que deve garantir a privacidade sobre as ligações.
Alerta contra golpes e fraudes
O Google anunciou a novidade durante a realização do evento Google I/O nesta terça-feira (14). Segundo a empresa, o recurso de alertas em tempo real sobre potenciais golpes e fraudes em chamadas telefônicas está em fase de testes no momento e ainda não há uma previsão de lançamento.
No blog oficial, a Big Tech deu mais explicações sobre o funcionamento da ferramenta. “Por exemplo, você receberá um alerta se um ‘representante do banco’ solicitar que você transfira fundos com urgência, faça um pagamento com um cartão-presente ou solicite informações pessoais, como PINs ou senhas de cartão — que são solicitações incomuns para um banco”.
O Google divulgou uma imagem sobre como poderá ser esse alerta no celular, com um aviso que informa sobre o “possível golpe” e uma explicação que diz que “os bancos nunca pedem para você transferir o seu dinheiro por segurança”. O alerta oferece a opção de “ignorar e continuar” ou “encerrar a ligação”.
Mais Gemini nos produtos Google
No evento Google I/O 2024, a empresa revelou várias novas aplicações do Gemini em seus produtos e serviços, incluindo uma integração do modelo Nano na versão desktop do navegador Chrome e uma assistente Gemini Live que faz a IA conversar com você.