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Google tenta driblar crise com imprensa e propõe pagar por uso de conteúdo em IA

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Emanuele Almeida/Canaltech
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O Google procura fortalecer laços com grupos de notícias por meio de um novo projeto de licenciamento relacionado à inteligência artificial. Segundo a Bloomberg, a empresa recruta organizações de mídia para novas parcerias e experiências de produto.

O plano é lançar um projeto piloto com os 20 veículos, que terão o conteúdo licenciado para uso da empresa nesses novos experimentos, que ainda não detalhados publicamente.

A iniciativa envolve veículos dos Estados Unidos e busca melhorar a relação conturbada do Google com grupos de notícias, marcada por conflitos sobre a raspagem de informações de sites para alimentar os resultados das Visões Gerais de IA da empresa e outros recursos de inteligência artificial. 

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Isso ocorre porque as ferramentas de IA na busca do Google utilizam informações originais dos veículos para gerar resumos curtos que aparecem no topo dos resultados. Esse formato reduz o tráfego para os sites de origem, que ficam abaixo do conteúdo gerado pela IA.

Google reage a concorrência com novas parcerias com a imprensa

Além de tentar reparar a relação com grupos de mídia, o movimento também visa competir com empresas como Perplexity e OpenAI, que já fecharam acordos de licenciamento com veículos como Time, Fortune, The Washington Post (EUA), Le Monde e Prisa (Europa), entre outros, para uso de conteúdo em seus chatbots.

As startups de IA firmaram esses acordos para evitar disputas judiciais relacionadas ao uso indevido de informações protegidas nos treinamentos de seus modelos.

Apesar disso, a OpenAI ainda enfrenta um processo movido pelo The New York Times, iniciado em 2023. O jornal acusa a empresa de Sam Altman e sua principal investidora, a Microsoft, de utilizar artigos protegidos por direitos autorais para treinar o ChatGPT e outros produtos de IA.

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Fonte: Bloomberg