Publicidade

Google Gemini lança Gems para criação de chatbots personalizados

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

O Google anunciou o lançamento dos Gems, chatbots personalizáveis, para assinantes das versões Advanced, Business e Enterprise do Gemini. Esses bots podem ser configurados para atuar em áreas específicas, como apoio em projetos de codificação ou orientação profissional.

Os Gems foram inicialmente apresentados no evento Google I/O em maio deste ano e, agora, estão sendo lançados para usuários em mais de 150 países.

Gems, chatbots personalizáveis do Gemini

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A proposta é permitir que os assinantes criem versões customizadas do chatbot Gemini, adaptando-o às suas necessidades específicas. Para isso, o usuário define um conjunto de instruções e dá um nome ao Gem, que poderá ser acessado a qualquer momento.

O Google também disponibiliza Gems pré-configurados para quem preferir começar com modelos prontos. Entre eles, estão o Learning Coach, que auxilia na compreensão de temas complexos, o Brainstormer, voltado para geração de ideias, e o Career Guide, que ajuda no planejamento de carreira e desenvolvimento de habilidades.

Entre as opções oferecidas, há ainda o Coding Partner, que suporta projetos de programação, e o Writing Editor, que oferece feedbacks sobre gramática e estrutura de textos.

O processo de criação de um Gem é direto: o usuário descreve o tipo de especialista que deseja, e o Gemini ajusta suas respostas com base nas orientações fornecidas. Os Gems são projetados para reter essas instruções, evitando a necessidade de repetir comandos em interações subsequentes.

A novidade no Gemini chega meses após a OpenAI lançar um modo de personalizar chatbots com os GPTs — que permitem que os usuários criem modelos ajustados para tarefas específicas. Veja como usar robôs do ChatGPT de graça e conheça os 10 GPTs mais legais.