Google expande banco de dados para treinamento de inteligência artificial
Por Thaís Augusto | 03 de Maio de 2019 às 22h40
Faz um tempo que a Google trabalha para criar um sistema de inteligência artificial com precisão suficiente para identificar pontos de referência – como distinguir as Cataratas do Niágara de qualquer outra cascata, por exemplo. No ano passado, a empresa chegou a lançar o Google Landmarks, a maior base de dados do mundo para reconhecimento de pontos de referência da humanidade. Agora, a empresa anuncia outro importante passo.
Nesta sexta-feira (3), a gigante publicou o Google-Landmarks-v2, uma nova e mais importante base de dados composta por cinco milhões de fotos e 200 mil pontos de referência. As imagens foram coletadas por fotógrafos de todo o mundo.
Foram retratados lugares como o Castelo Neuschwanstein, Golden Gate Bridge, Kiyomizu-dera, Burj Khalifa, Grande Esfinge de Gizé, Machu Picchu e outros locais famosos.
Além disso, a Google divulgou o código-fonte e o modelo para o Detect-to-Retrieve, uma estrutura para recuperação de imagens. "Os métodos de reconhecimento e recuperação de imagens exigem conjuntos de dados cada vez maiores tanto no número de fotos quanto na variedade de pontos de referência para treinar sistemas melhores e mais robustos", escreveram os engenheiros de software da Google AI Bingyi Cao e Tobias Weyand. "Esperamos que este conjunto de dados ajude a promover o estado da arte no reconhecimento de referências e recuperação de imagens".
A Google ainda lançou os desafios Landmark Recognition 2019 e Landmark Retrieval 2019 na Kaggle, sua comunidade de aprendizado de máquina. No primeiro desafio, a tarefa dos participantes é criar um modelo de inteligência artifical com pontos de referência. Já no Retrieval, os competidores usam o sistema de inteligência artificial para encontrar imagens com um ponto de referência de destino.
Ambos os desafios incluem prêmios em dinheiro de US$ 50 mil. De acordo com Bingyi Cao e Weyand, as equipes vencedoras ainda serão convidadas a apresentar seus métodos no Second Landmark Recognition Workshop que acontece na Califórnia no final do ano.
Fonte: VentureBeat