Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google expande banco de dados para treinamento de inteligência artificial

Por| 03 de Maio de 2019 às 22h40

Link copiado!

Google expande banco de dados para treinamento de inteligência artificial
Google expande banco de dados para treinamento de inteligência artificial
Tudo sobre Google

Faz um tempo que a Google trabalha para criar um sistema de inteligência artificial com precisão suficiente para identificar pontos de referência – como distinguir as Cataratas do Niágara de qualquer outra cascata, por exemplo. No ano passado, a empresa chegou a lançar o Google Landmarks, a maior base de dados do mundo para reconhecimento de pontos de referência da humanidade. Agora, a empresa anuncia outro importante passo.

Nesta sexta-feira (3), a gigante publicou o Google-Landmarks-v2, uma nova e mais importante base de dados composta por cinco milhões de fotos e 200 mil pontos de referência. As imagens foram coletadas por fotógrafos de todo o mundo.

Foram retratados lugares como o Castelo Neuschwanstein, Golden Gate Bridge, Kiyomizu-dera, Burj Khalifa, Grande Esfinge de Gizé, Machu Picchu e outros locais famosos.

Continua após a publicidade

Além disso, a Google divulgou o código-fonte e o modelo para o Detect-to-Retrieve, uma estrutura para recuperação de imagens. "Os métodos de reconhecimento e recuperação de imagens exigem conjuntos de dados cada vez maiores tanto no número de fotos quanto na variedade de pontos de referência para treinar sistemas melhores e mais robustos", escreveram os engenheiros de software da Google AI Bingyi Cao e Tobias Weyand. "Esperamos que este conjunto de dados ajude a promover o estado da arte no reconhecimento de referências e recuperação de imagens".

A Google ainda lançou os desafios Landmark Recognition 2019 e Landmark Retrieval 2019 na Kaggle, sua comunidade de aprendizado de máquina. No primeiro desafio, a tarefa dos participantes é criar um modelo de inteligência artifical com pontos de referência. Já no Retrieval, os competidores usam o sistema de inteligência artificial para encontrar imagens com um ponto de referência de destino.

Ambos os desafios incluem prêmios em dinheiro de US$ 50 mil. De acordo com Bingyi Cao e Weyand, as equipes vencedoras ainda serão convidadas a apresentar seus métodos no Second Landmark Recognition Workshop que acontece na Califórnia no final do ano.

Fonte: VentureBeat