Publicidade

Fotógrafo usa IA para imaginar como seriam hoje famosos que já morreram

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Setembro de 2022 às 10h20

Link copiado!

Reprodução/Alper Yesiltas
Reprodução/Alper Yesiltas

O fotógrafo e advogado Alper Yesiltas utilizou inteligência artificial (IA) para imaginar como estariam hoje celebridades que já morreram. Entre os artistas que nos deixaram cedo demais estão nomes icônicos como Princesa Diana, John Lennon e Freddie Mercury.

Yesiltas também recorreu a mesma tecnologia para homenagear grandes nomes da música que fazem parte do chamado “Cube dos 27” — grupo de músicos, cantores e cantoras que morreram aos 27 anos —, como Kurt Cobain, Jimi Hendrix e Janis Joplin.

Continua após a publicidade

“Há algum tempo que o desenvolvimento da inteligência artificial me entusiasma. Hoje, qualquer coisa que imaginemos pode ser mostrada na realidade. Quando comecei a trabalhar com esta tecnologia, vi o que podia fazer e pensei naquilo que me faria feliz”, disse o fotógrafo durante o lançamento do projeto.

Como se nada tivesse acontecido

As imagens impressionantes recriadas por Alper Yesiltas fazem parte de coleção “As If Nothing Happened” (Como se nada tivesse acontecido, numa tradução livre), lançada recentemente pela StreetArtGlobe, uma das maiores empresas de mídia artística online do mundo.

Continua após a publicidade

Para dar um tom mais realista às fotografias envelhecidas, ele utilizou softwares de aprimoramento de imagens como o AI Remini, além de programas de edição como o Adobe Lightroom e o VSCO — um aplicativo popular para iOS e Android que oferece vários filtros e recursos de tratamento.

“A parte mais difícil de todo o processo criativo, foi fazer com que as imagens parecessem reais. O momento que eu mais gosto é quando acho que a fotografia que está na minha frente parece tão realista, como se tivesse sido tirada por um fotógrafo recentemente”, acrescentou Yesiltas.

Hall da fama

A coleção completa que mostra como esses artistas teriam envelhecido também conta com outras personalidades da cultura pop, como os cantores Michael Jackson e Elvis Presley, além do rapper Tupac Shakur — assassinado em setembro de 1996 — e do ator Heath Ledger, morto em janeiro de 2008, aos 28 anos.

Continua após a publicidade