Publicidade

Foto real leva prêmio em concurso na categoria de imagem gerada por IA

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Divulgação/Miles Astray
Divulgação/Miles Astray

Em uma reviravolta curiosa, uma foto real foi contemplada na categoria de imagens feitas por IA na premiação internacional 1839 Awards. A obra intitulada “F L A M I N G O N E” foi tirada pelo fotógrafo Miles Astray e mostra um flamingo de um ângulo que faz parecer que a ave não tem cabeça.

A imagem ficou em terceiro lugar no prestigioso concurso, no entanto, pouco tempo depois de publicar a premiação, o site removeu a foto de Astray e passou a medalha de bronze para uma criação de inteligência artificial que estava na lista de “menções honrosas”. Vale apontar que entre os jurados do concurso estão profissionais do jornal The New York Times e da plataforma Getty Images.

Desqualificação ocorreu pelo óbvio

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Depois do ocorrido, um porta-voz da organização Creative Resource Collective, que controla o evento 1839 Awards, confirmou a desqualificação da foto de Miles Astray.

“Após muito debate interno, decidimos desclassificar a entrada [da foto] na categoria IA em consideração aos demais artistas que inscreveram seus trabalhos”, explica o porta-voz.

“Nossas categorias de concurso são definidas especificamente para garantir justiça e clareza para todos os participantes. Cada uma possui critérios distintos que as imagens dos participantes devem atender. Esperamos que isto traga consciência (e uma mensagem de esperança) a outros fotógrafos preocupados com a IA”, conclui.

Fotógrafo se explicou

Para o site Android Authority, o fotógrafo destacou que a intenção ao colocar sua obra no concurso foi a de realizar um experimento.

“Penso que o júri é composto por profissionais que poderão descobrir que este golpe à IA e às suas implicações éticas supera as implicações éticas de enganar o espectador, o que, claro, é irônico por ser exatamente o que a IA faz”, destaca Astray.

“Fico feliz em ver que esta experiência confirmou a minha hipótese: não há nada mais fantástico e criativo do que a própria Mãe Natureza. Não demonizo a nova tecnologia e vejo o seu potencial, mas atualmente vejo as suas limitações e perigos com ainda mais clareza”, finaliza.

A foto do flamingo foi tirada em 2022 com uma câmera Nikon D750 com lente principal de 50 mm em ƒ/1.8 e velocidade do obturador de 1/1600.

Continua após a publicidade

O contrário também já aconteceu

É importante lembrar que em 2023, uma imagem gerada por IA venceu um concurso de fotografia. A obra que veio a partir dos comandos do fotógrafo alemão Boris Eldagsen levou o prêmio na categoria “Criativo” da premiação World Photography Organization’s Sony World Photography Awards.

Depois que a organização descobriu a origem da foto, ela logo desqualificou o artista e deu o prêmio para outro profissional.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Authority