Desafios do Século XXI | Três grandes preocupações a respeito da IA

Por Fernando D´Angelo | 11 de Março de 2020 às 10h00

“As profissões que vão sumir primeiro são as que menos exigem interação humana, empatia, sensibilidade e emoções. Um médico será substituído por uma IA-médico muito antes que uma enfermeira será substituída por uma IA-enfermeira ...” – Yuval Harari na HSM Expo 2019 (em tradução livre).

A Inteligência Artificial trará muitos avanços, mas também existirão muitas incertezas e desafios a serem superados. Muitos pontos estão sendo discutidos, mas existem 3 questões específicas a se destacar.

1. Empregos

A Revolução da Inteligência Artificial será o início de uma cascata de muitas outras revoluções disruptivas. Novas funções vão surgir de forma muito rápida, e na mesma velocidade, funções atuais vão se extinguir. Como disse Yuval Harari na HSM Expo 2019, “Será necessário mudar e se reinventar a cada década!”.
Será que estamos preparamos? Será essas novas funções gerarão empregos suficientes para substituir a oferta de empregos atuais? Como nos transformarmos, nos reinventarmos?
No século passado, com a disseminação da automação, um sem-número de pessoas perderam seus empregos e não conseguiram se recolocar no mercado. O desafio atual é passarmos por essa revolução sem que isso aconteça. Mas para isso, serão necessárias estratégias de transformação profissional da população.

2. Superioridade tecnológica

A Inteligência Artificial vai assumir funções que, até o momento, são exclusivamente humanas. E esse novo paradigma vai mudar a realidade do setor produtivo, podendo criar um novo arranjo industrial.

Segundo Yuval Harari (HSM Expo 2019), “pode ser que produzir uma peça de roupa em plena Nova York se torne mais barato que produzi-la em Bangladesh ou Guatemala, tornando países que hoje são explorados (o que já é ruim) em países irrelevantes (o que é pior ainda)”, e esse cenário não é positivo para a economia global.

Soma-se a isso a hegemonia dos Estados Unidos e China no assunto, e dependendo de como essas duas potências vão trabalhar essa questão, os países pobres ficarão mais distantes e pobres, e a Revolução da Inteligência Artificial, que poderia representar uma oportunidade de desenvolvimento global, poderá significar o fracasso político e econômico mundial.

3. Nosso futuro nas mãos da Inteligência Artificial

Os algoritmos de IA estão sendo desenvolvidos para efetuarem análises aprofundadas e tomadas de decisão estratégicas. Estas vão desde sistemas preparados para identificar os melhores momentos para se comprar ou vender ações de uma determinada empresa, passando por sistemas de análise de risco financeiro (em casos de empréstimos no banco) e indo até sistemas de análise de perfil de candidatos a uma vaga de trabalho ou para ingresso numa faculdade. E esses algoritmos serão mais eficientes e eficazes do que as análises humanas.

Mas em alguns tipos de algoritmos de IA, os modelos de tomada de decisão são criados e evoluídos pelo próprio algoritmo, sem supervisão humana, e “assim sendo os critérios nos quais a IA se baseia para a tomada de decisão se tornam um mistério, pois muitas vezes esses critérios não são entendidos pelos humanos” - (Eduardo Ibrahim, HSM Expo 2019).

Se imagine em uma entrevista de emprego e, por exemplo, receber como resposta um “Você não foi aprovado porque o algoritmo disse que não”, sem maiores explicações? Ou não ter aquele empréstimo aprovado e seu gerente justificar: “é o algoritmo quem decide”. São inúmeros os cenários em que este tipo de situação pode acontecer, e isso seria catastrófico.

Concluindo, como dizia o Tio Ben, personagem de Homem-Aranha: “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”. Esta Revolução é inevitável, e as implicações são enormes e duradouras. Cabe a nós, então, decidirmos como será esse processo de transformação e lutar para que este momento seja uma oportunidade de tornar o mundo mais justo e igualitário.

Este artigo foi inspirado nas palestras de Yuval Harari e Eduardo Ibrahim na HSM Expo 2019. Agradecimentos à HSM e sua assessoria de imprensa pelo convite para acompanhar o evento HSM Expo 2019.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.