Publicidade

DeepSeek prepara IA com foco em programação para competir com ChatGPT e Claude

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
(Emanuele Almeida/Canaltech)
(Emanuele Almeida/Canaltech)

O DeepSeek está prestes a movimentar o mercado de IA mais uma vez: a startup chinesa desenvolve um novo modelo de IA focada em programação, com lançamento previsto para fevereiro. O registro é do site The Information.

De acordo com a matéria original, o futuro modelo V4 seria capaz de atender a pedidos avançados de programação e superar rivais como Claude e ChatGPT, dois exemplos que dominam o setor em tarefas de código. 

Além disso, os testes internos do LLM mostraram melhorias ao lidar com prompts muito longos, algo visto pela empresa como útil para projetos mais complexos. Por enquanto, a desenvolvedora não emitiu nenhum comunicado oficial.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Concorrência de alto nível

Os modelos de IA voltados para programação são recorrentes no mercado atual, mas duas ferramentas se destacam: Claude Code e Codex, da OpenAI. O modelo Claude Opus 4.5, da Anthropic, lidera os rankings de testes para desenvolvimento na web na plataforma LMArena, por exemplo.

Um eventual lançamento do DeepSeek para bater de frente com esses rivais já colocaria a startup chinesa entre os principais nomes do segmento, disputando espaço também com o Google. 

Recentemente, a empresa chinesa Ubiquant liberou o modelo de código aberto IQuest-Coder-V1, com resultados superiores ao Claude e ao GPT-5.1 em testes específicos.

Relembre o fenômeno DeepSeek

O DeepSeek virou o mundo de IA de cabeça para baixo no começo do ano passado ao liberar o modelo open source R1, especializado em tarefas de raciocínio. A ferramenta teve desempenho similar a outros concorrentes de ponta no mercado, mas foi criada usando hardware muito mais limitado do que os rivais. 

Além de abrir as portas para modelos mais acessíveis, o DeepSeek ajudou a impulsionar a China na corrida da IA. Atualmente, as principais empresas de tecnologia do país contam com uma alta variedade de LLMs disponíveis no segmento.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: qual IA escolher?

Fonte: Reuters