Publicidade

DeepMind revela IA que resolve problemas complexos de geometria

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Janeiro de 2024 às 14h18

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik
Tudo sobre Alphabet

Um novo sistema de IA desenvolvido pela DeepMind, empresa subsidiária da Alphabet (a proprietária do Google), obteve resultados impressionantes na resolução de problemas complexos de geometria — área em que modelos de inteligência artificial ainda apresentam muitos erros devido à falta de habilidades de raciocínio.

Segundo o anúncio da companhia, o sistema AlphaGeometry se mostrou capaz de solucionar problemas em um nível próximo aos medalhistas de ouro das últimas edições da Olimpíada Internacional de Matemática — competição destinada para estudantes do ensino médio.

Resultados do AlphaGeometry

Continua após a publicidade

Na apresentação dos resultados do AlphaGeometry no site oficial, a DeepMind revela que a IA foi capaz de resolver 25 de 30 problemas de geometria — questões que foram compiladas das Olimpíadas realizadas entre 2000 e 2022.

De acordo com a companhia, essa pontuação coloca o sistema entre a medalha de ouro e prata pelos padrões da competição estudantil em matemática. Em comparação, o modelo de inteligência artificial anterior que era focado nesse objetivo — chamado de método Wu — conseguia resolver apenas 10 questões.

A DeepMind explica em seu anúncio que os sistemas de IA têm dificuldade com problemas complexos de geometria e matemática devido à falta de habilidade de raciocínio e de dados de treinamento. Em geral, os modelos de linguagem são capazes de identificar elementos e fazer relações, mas falham em dedução e raciocínio lógico.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Para desenvolver o AlphaGeometry, a subsidiária da Alphabet combinou um modelo de linguagem com um mecanismo de dedução mais tradicional e baseado em regras que é capaz de encontrar soluções matemáticas para problemas complexos.

A DeepMind exaltou a importância dos resultados da IA em seu comunicado: “Resolver problemas de geometria no nível das Olimpíadas é um marco importante no desenvolvimento de um raciocínio matemático profundo e de sistemas de IA mais avançados”.

A companhia disponibilizou o código do AlphaGeometry para a comunidade de desenvolvedores com o objetivo de potencializar a construção de novas ferramentas nas áreas de ciências, matemática e IA.