Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google DeepMind cria IA capaz de competir com humanos em programação

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Fevereiro de 2022 às 19h53

Link copiado!

Shahadat Rahman/Unsplash
Shahadat Rahman/Unsplash
Tudo sobre Alphabet

A DeepMind, empresa do grupo Alphabet especializada em pesquisas em inteligência artificial, disse ter construído um sistema capaz de programar com eficiência comparável a humanos. O AlphaCode, como foi batizado, é reforçado por modelos de aprendizagem profunda para solucionar problemas inseridos em linguagem natural que requerem a combinação de “senso crítico, lógica, conhecimento em algoritmos e habilidade em programação”.

O desempenho do projeto foi avaliado no Codeforces, plataforma que proporciona competições entre milhares de programadores. Nas dez avaliações mais recentes, o AlphaCode conseguiu se igualar a um programador mediano. Essa foi “a primeira vez que um sistema de geração de código baseado em IA alcançou níveis competitivos de desempenho em programação”, segundo da empresa.

Continua após a publicidade

“Posso dizer com segurança que os resultados do AlphaCode superaram minhas expectativas”, disse o fundador do Codeforces, Mike Mirzayanov. “Eu estava cético porque, mesmo em problemas competitivos mais simples, muitas vezes é necessário não apenas implementar o algoritmo, mas também (e essa é a parte mais difícil) inventá-lo”, completou.

Para conquistar tamanha habilidades em interpretação e resolução de problemas, o AlphaCode usa uma combinação de modelos transformer e de métodos sampling e filtering em larga escala. Complementando a capacidade de aprendizagem, o sistema também foi treinado com alguns projetos selecionados do GitHub para aperfeiçoar a base de dados de programação.

Amostras em C++ e Python

A DeepMind conta que, no momento da avaliação, foi elaborada uma “enorme quantidade” de programas em C++ e Python para cada problema proposto. Depois disso, o grupo de desenvolvedores “filtrou, agrupou e reclassificou” as soluções em um pequeno conjunto de 10 programas candidatos que, em seguida, foram colocados para avaliação externa.

Continua após a publicidade

“Embora esteja longe de vencer as competições, o resultado apresenta um salto substancial nas capacidades de resolução de problemas de IA. Esperamos que nossos resultados inspirem a comunidade de programação competitiva”, admite a DeepMind em publicação.

Se estiver curioso, mais detalhes sobre o projeto e a capacidade de resolução de problemas podem ser conferidos no site oficial do AlphaCode — dá para brincar um pouco com a IA, também.

Fonte: VentureBeat, DeepMind