Publicidade

'Crise de fraude' com IA preocupa CEO da OpenAI; veja o que ele disse

Por  | 

Compartilhe:
Steve Jennings/TechCrunch/CC-2.0
Steve Jennings/TechCrunch/CC-2.0

O CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou que o mundo pode enfrentar uma "crise de fraude" com o uso da inteligência artificial nos sistemas de autenticação de bancos e instituições financeiras.

Altman abordou o tema durante uma entrevista no Federal Reserve (FED) dos Estados Unidos, na terça-feira (22). Na ocasião, ele expressou preocupação com a possibilidade de pessoas mal-intencionadas se passarem por outras por meio de métodos de autenticação baseados em IA, segundo informações da CNN.

“Estou muito nervoso com a possibilidade de uma crise de fraude iminente e significativa”, declarou Altman.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O executivo explicou que o temor decorre do fato de ainda existirem instituições financeiras que aceitam a impressão digital de voz como forma de autenticação para movimentações financeiras importantes. “Você diz uma frase de desafio e eles simplesmente aceitam”, afirmou.

Altman classificou como “loucura” o fato de instituições continuarem a utilizar esse método. Segundo ele, a IA já superou a maioria das formas atuais de autenticação, incluindo senhas.

IA e 'personificação' são os novos desafios

Altman destacou que a OpenAI não desenvolve ferramentas de personificação, mas alertou que essa prática será um dos principais desafios no futuro, à medida que a tecnologia evolui.

“No momento, é uma chamada de voz; em breve, será um vídeo ou uma chamada no FaceTime indistinguível da realidade”, disse o executivo.

Ele reforçou que o perigo está na ação de pessoas mal-intencionadas que utilizarão a “superinteligência” da IA de forma indevida, antes que o restante do mundo esteja suficientemente preparado para se proteger.

As declarações de Altman coincidem com o anúncio iminente do "Plano de Ação de IA" do governo Trump, projeto que pretende regular a tecnologia e ampliar o protagonismo dos Estados Unidos no setor.

OpenAI terá escritório em Washington

Continua após a publicidade

Também na terça-feira, a OpenAI confirmou a inauguração de seu primeiro escritório em Washington, DC, prevista para o início de 2026.

A equipe será formada por 30 funcionários, sob a liderança de Chan Park, chefe de assuntos globais da OpenAI para os EUA e Canadá.

O novo espaço reforçará a presença da empresa no Capitólio e servirá para receber formuladores de políticas públicas, apresentar novas tecnologias e oferecer treinamentos em inteligência artificial.

Leia mais:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Pode usar o NOTEBOOK conectado na TOMADA o TEMPO todo? Ou não?

Fonte: CNN