Publicidade

Como a IA está transformando o trabalho? Responda à pesquisa

Por  |  • 

Compartilhe:
DC Studio/Freepik
DC Studio/Freepik

A inteligência artificial está cada vez mais presente no ambiente corporativo, mas como exatamente essa tecnologia tem sido utilizada no dia a dia dos trabalhadores? Uma nova pesquisa, realizada em parceria entre a HSM e o Canaltech, busca responder essa pergunta. Com o apoio de especialistas, o estudo tem como objetivo entender como os funcionários percebem o uso da IA em suas atividades e qual o papel das empresas nesse processo.

A pesquisa foca em saber se o uso da IA nas empresas é amplamente aceito ou, em alguns casos, acontece sem o conhecimento dos gestores. Além disso, avalia se as organizações estão apoiando seus colaboradores no uso dessa tecnologia. Com um questionário especialmente elaborado para esse fim, a pesquisa pretende captar a visão dos trabalhadores sobre a inteligência artificial, assim como a postura das empresas diante dessa inovação.

Outro ponto interessante da pesquisa é mapear os tipos de tarefas que estão sendo realizadas com o auxílio da IA. Se a tecnologia está sendo usada em atividades centrais para o negócio ou apenas de forma acessória, em tarefas mais simples. Dessa forma, o estudo visa identificar até que ponto a IA é considerada uma ferramenta estratégica dentro das empresas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Dados e resultados da pesquisa

Todos os dados coletados serão tratados de forma anônima, e os resultados farão parte de um dossiê de inteligência artificial, que será disponibilizado gratuitamente ao público. O estudo também será complementado por uma análise voltada para as lideranças, com o objetivo de comparar a visão dos gestores e funcionários sobre o uso da IA no ambiente de trabalho.

A iniciativa chega em um momento em que muitas empresas ainda estão se adaptando ao uso da inteligência artificial, e poderá revelar como essa transição está impactando a produtividade e a capacitação dos profissionais. Outro ponto a se entender é sobre o lado emocional dos trabalhadores: como eles se sentem diante dessa tecnologia, se encaram a IA com otimismo ou ansiedade.

O resultado final da pesquisa, previsto para o final de outubro, promete trazer insights valiosos sobre a relação entre empresas e inteligência artificial.

Quer saber como a sua empresa ou seus colegas estão lidando com essa transformação tecnológica? Participe da pesquisa e ajude a construir um panorama mais claro sobre o futuro do trabalho com IA.

Leia também: