Brasileiros e indianos são os que mais usam IA no trabalho, diz estudo
Por Léo Müller |
Segundo o Work Relationship Index 2024 da HP, os brasileiros estão entre os que mais fazem uso de inteligência artificial (IA) no trabalho. O estudo, divulgado durante o HP Imagine 2024, em Palo Alto, EUA, revela que 82% dos “trabalhadores do conhecimento” no Brasil utilizam ferramentas de IA, como o ChatGPT, Copilot e geradores de imagens como o DALL.E. A adesão a essas tecnologias só é maior na Índia, onde o percentual chega a 89%.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- HP usa IA para deixar impressoras menos irritantes
- HP lança notebooks com IA usando chips Qualcomm, Intel e AMD
É importante destacar que o estudo da HP abrange exclusivamente os “trabalhadores do conhecimento” (knowledge workers), profissionais cuja principal ferramenta de trabalho é o conhecimento adquirido em universidades ou durante sua carreira profissional.
Isso inclui principalmente áreas como TI, comunicação, educação, direito, engenharias e arquitetura. Em termos simples, são pessoas que desempenham grande parte de suas funções utilizando computadores para criar conteúdo ou gerar conhecimento.
"A quantidade de pessoas utilizando IA no ambiente de trabalho praticamente dobrou no último ano", afirmou Anneliese Olson, vice-presidente sênior e diretora da HP, nesta terça-feira (24), durante a palestra de abertura do HP Imagine. “Quanto mais as pessoas usam IA, mais benefícios percebem nessa tecnologia. Aqueles que utilizam IA diariamente, ou mesmo semanalmente, acreditam que essas ferramentas tornam o trabalho melhor”.
Os dados do Work Relationship Index 2024 também apontam que a adoção de IA no trabalho está amplamente disseminada em todas as principais faixas etárias, mas os trabalhadores da geração "boomer" — com idades entre 60 e 78 anos — estão significativamente atrás em comparação com os Gen-Z (até 27 anos) e Millennials (entre 28 e 43 anos).
Há ainda uma grande diferença na adoção de ferramentas de IA entre os países mais entusiastas, como Índia e Brasil, e os demais integrantes do “top 5”, conforme os dados do estudo da HP. A França, por exemplo, está em quinto lugar no ranking, mas registra apenas 53% de adoção entre os trabalhadores do conhecimento.
Top 5 de países onde os trabalhadores do conhecimento mais usam IA no trabalho:
- Índia - 89%;
- Brasil - 82%;
- México - 72%;
- Austrália - 69%;
- França - 53%.
Entre as principais razões apontadas pelos brasileiros para o uso de ferramentas de IA no trabalho, destacam-se a facilidade para realizar tarefas cotidianas e a percepção de que a inteligência artificial abre novas oportunidades para aproveitar o trabalho. Além disso, há uma expectativa de que a tecnologia possa melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
O relatório Work Relationship Index 2024 envolveu 15,6 mil participantes, incluindo trabalhadores do conhecimento, tomadores de decisão em TI e líderes empresariais, em 12 países.
*O jornalista viajou a Palo Alto, EUA, a convite da HP para cobrir o HP Imagine 2024.