Publicidade

Chrome ganha super autocompletar com IA que preocupa até os mais desleixados

Por  |  • 

Compartilhe:
App do Google Chrome no celular e logo do navegador ao fundo
Zulfugar Karimov/Unsplash

O Google começou a testar um novo sistema de preenchimento automático com inteligência artificial no Chrome, segundo o portal Windows Report. Chamado Find and Fill with Gemini, o recurso usa o Gemini para localizar informações na conta Google do usuário e completar formulários automaticamente.

A novidade está disponível apenas no Chrome Canary, versão experimental do navegador para desenvolvedores e usuários que desejam testar funções antes do lançamento oficial. O sistema é alimentado pela Inteligência Personalizada, tecnologia do Google que antes era exclusiva para assinantes dos planos pagos de IA, mas começou a ficar disponível também para usuários da versão gratuita em março.

Diferentemente do preenchimento automático tradicional, que depende de dados salvos nas configurações do navegador, a ferramenta consegue buscar informações em serviços, como Gmail e Google Fotos. O recurso pode ser acionado ao digitar "@@" em um campo de texto ou por meio de um atalho configurado pelo usuário para localizar dados na conta Google e preencher formulários automaticamente, sem precisar copiar e colar informações.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A praticidade, porém, vem acompanhada de questionamentos sobre privacidade. O Google afirma que os dados usados para preencher formulários não ficam visíveis para os sites visitados e não são utilizados para treinar os modelos de IA. Por outro lado, a empresa informa que o título e a URL da página onde o recurso é acionado são enviados aos seus servidores e podem passar por revisão humana.

Como o Find and Fill ainda está em fase de testes, não há previsão de lançamento para a versão estável do Chrome. 

Como ativar o recurso de autocompletar no Chrome Canary?

Quem já utiliza o Chrome Canary pode testar a novidade seguindo estes passos:

  1. Abra as “Configurações” do Chrome Canary;

  2. Entre em “Preenchimento automático e senhas”;

  3. Acesse “Preenchimento automático aprimorado”;

  4. Ative a opção “Find and Fill with Gemini”.

Se você gostou do texto, talvez também se interesse em saber qual a diferença do Google Chrome para o Chrome Canary.